Itens filtrados por data: terça, 01 novembro 2022
terça, 01 novembro 2022 20:52

Feira dos Santos anima Tentúgal

No dia 1 de novembro, a multissecular Feira dos Santos voltou a animar o centro histórico de Tentúgal.
 
"Esta é mais do que uma tradicional feira, enquanto local de trocas comerciais. É um momento de convívio e confraternização que traz um colorido ainda mais especial a uma das vilas mais doces do concelho de Montemor-o-Velho e do país", referiu, na ocasião, Emílio Torrão. O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do seu chefe de Gabinete e do vereador Décio Matias, destacou “a dedicação do Executivo da Junta de Freguesia de Tentúgal em assegurar a continuidade da Feira dos Santos, e a promoção da cultura e das vivências da comunidade”.
 
Dinamizada pela Junta de Freguesia de Tentúgal, a iniciativa mantém o espírito de outrora, com a tradição de ir comprar os frutos secos, broas doces ou castanhas, sendo também o pretexto para ficar a conhecer a vitalidade do tecido associativo e o artesanato da freguesia de Tentúgal, bem como para saborear a doçaria conventual de Tentúgal.
Publicado em Notícias
Castelo Sente | Castelo de Montemor-o-Velho | 1 a 13 de novembro
9h30 - 17h30 | Entrada livre
 
Artesã do mês: Golden Wheat
Peça do mês: Outono
Exposição: Roteiro Literário da Vila de Montemor-o-Velho (em parceria com Montemor Sketchers)
Exposição: Viagem Literária Ruben A. (projeto Viagens Literárias da Associação Cultural e Artística Grande Coisa!)
 
6 de novembro de 2022
Projeto Kompassos Companhia de Dança de Daya Valerino *
16h30 | Castelo de Montemor-o-Velho
 
11 de novembro de 2022
Projeto RE-ACT Mulheres Intemporais da Região de Coimbra *
 
* Coimbra Região de Cultura 2.0 | Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra
21h30 | Castelo de Montemor-o-Velho
 
Ação reprogramada para 2023
12 de novembro de 2022
Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 | Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra
16h30 | Castelo de Montemor-o-Velho
Publicado em Agenda Cultural
Curiosidade, surpresa e sorrisos nervosos foram algumas das muitas reações que acompanharam os cerca de 150 participantes que, na noite de 31 de outubro, lotaram a visita guiada noturna “Castelo das Bruxas”, em Montemor-o-Velho.
Diana Andrade, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, destacaram o caráter diferenciador da iniciativa que promove o património material e imaterial concelhio e tem vindo a conquistar cada vez mais público. "Para além da diversão e dos muitos sustos, os/as participantes ficaram a conhecer um pouco mais sobre alguns aspetos mais sombrios e fantásticos de histórias ligadas ao concelho de Montemor-o-Velho e ao imaginário coletivo”, referiu Nuno Gonçalves.
 
Entre o sagrado e o profano, entre o sonho e o receio, a visita guiada noturna revisitou, entre outros, Inês de Castro e D. Pedro, Margarida de Pina e Melo, a lenda da morta-viva ou a tradição do “Amentar das Almas”.
No final, o “Serão ao Borralho”, no conforto de uma bebida quente e de um aconchego gastronómico, lembrou as coisas de pasmar e que, pelo tempo fora, continuam a arrepiar.
No final, os medos e os sustos voltaram a ficar trancados a sete chaves no Castelo, à espera de serem acordados no próximo ano.
 
A iniciativa, realizada no âmbito do “Castelo Sente”, programação de animação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, contou com a participação de elementos da comunidade local, das associações do concelho (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, Grupo Cénico e Amador da Portela, Grupo Folclórico da Ereira, Grupo Folclórico da Vila de Pereira (ADCRP), O Celeiro - Grupo de Teatro da Vila de Pereira (ADCRP) e do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão e Associação Filarmónica 25 de setembro) e do Município de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias
terça, 01 novembro 2022 06:33

Castelo de Montemor-o-Velho | Novo Horário

A partir de hoje, dia 1 de novembro de 2022, e até 28 de fevereiro de 2023, o Castelo de Montemor-o-Velho passa a efetuar o denominado horário de inverno, estando aberto entre as 9h30 e as 17h30.
A entrada é livre.
Publicado em Notícias

Saber...