Itens filtrados por data: domingo, 05 junho 2022
domingo, 05 junho 2022 21:00

Tojeiro celebra Nossa Senhora da Graça

O Tojeiro, na freguesia de Arazede, voltou a cumprir a tradição e engalanar-se para celebrar Nossa Senhora da Graça. Os festejos, que decorreram de 2 a 5 de junho, atingiram hoje o seu ponto alto com a missa e a procissão em louvor da padroeira. A sentida manifestação de fé, que reuniu centenas de fiéis, foi abrilhantada pela Academia Musical Arazedense (AMA).
Presente no momento de louvor, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, acompanhada do Presidente da Junta de Arazede, Rui Paulo Costa, deixou palavras de incentivo ao CACTO - Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro e à Comissão Fabriqueira da Capela do Tojeiro "por manterem as tradições e conseguirem mobilizar a comunidade".
Carlos Silva, presidente da direção do CACTO, sublinhou que "estes são os primeiros festejos após a pandemia e, graças à adesão da população, correram muito bem". Acrescentando que "é a comunidade que faz a associação", Carlos Silva informou que o CACTO tem já previstas diversas iniciativas para os próximos meses, como uma ida à praia de bicicleta e um jantar convívio.
O concerto da banda filarmónica da AMA e a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo encerraram os festejos, cuja programação religiosa ficou sob a responsabilidade da Comissão da Capela do Tojeiro, e o programa de animação ficou a cargo do CACTO.
Publicado em Notícias

Está a decorrer, este domingo, dia 5 de junho, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, o jogo entre a Casa do Benfica de Montemor e Fc Barreirense, num encontro a contar para a Taça Nacional Sub-15.

Ao congratular-se pelos Sub-15 “estarem entre as melhores equipas a nível nacional, o que é bom para o concelho, para a região e para a modalidade do futsal”, Pedro Oliveira, presidente da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, esclareceu: “Este é o penúltimo jogo da 2ª fase e, por isso, se vencermos este e o próximo vamos à Final Four”.

Ao longo do dia, o futsal esteve ainda em evidência, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, com um encontro de benjamins e infantis entre Casa do Benfica e o São João, e com um jogo entre a Casa do Benfica e o São João, a contar para o Torneio de Encerramento Sub-19.

 

Publicado em Notícias

Freguesia de Arazede

2 de junho | Procissão das Velas

3 de junho | Banda Tema + És+Much

4 de junho | Top Som + Dj Bráulio vs. Dj João Maçãs

5 de junho | Missa seguida de Majestosa Procissão

+

Filarmónica Arazedense

Rancho Folclórico Meãs do Campo

 

Org.> CACTO - Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro

Publicado em Agenda Cultural

De 30 junho a 3 de julho, a emoção do futebol dos escalões de formação vai-se fazer sentir na 23º edição do Torneio de Futebol Juvenil, organizada pelo Município de Montemor-o-Velho em parceria com os clubes do Concelho.

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, a iniciativa acontece, este ano, na casa do Grupo Desportivo “Os Águias”, o Parque Desportivo Júlio Jorge Simões, nas Faíscas, na freguesia de Arazede.

Disputada nos escalões de petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados e juvenis, a competição é aberta a todas as crianças e jovens que queiram participar, bastando, para o efeito juntar um grupo de amigos/as, constituir uma equipa e fazer a inscrição até dia 10 de junho.

As equipas oriundas dos clubes e associações do concelho de Montemor-o-Velho devem formalizar a sua inscrição até ao dia 3 de junho.

 

Documentação:

Normas Orientadoras

 

 

Publicado em Notícias

4 e 5 de junho/sábado e domingo | numa organização do Centro Equestre de Montemor-o-Velho e sob a égide da Federação Equestre Portuguesa.

Publicado em Agenda Cultural
Este sábado, dia 4 de maio, o Castelo de Montemor-o-Velho encheu-se de cor, alegria, sorrisos, gargalhadas e muita animação com a comemoração do Dia Mundial da Criança.
 
Durante todo o dia, milhares de crianças pularam nos insufláveis que encheram o Castelo, dançaram na mega-aula de zumba, cantaram a plenos pulmões a música "Ser feliz é um direito", experimentaram os veículos da GNR, dos Bombeiros e da Proteção Civil, conheceram a mascote "Gotinha", da ABMG, que ajudou a recuperar de um dia intenso de brincadeira e criaram memórias inesquecíveis. Dentro das muralhas, os mais novos tiveram ainda pipocas e algodão doce, pinturas faciais, experiências no jardim dos sabores, jogos onde aprenderam mais sobre a reciclagem e todo um Castelo mágico para explorar.
 
Destacando o “verdadeiro sucesso da iniciativa organizada pelo Município de Montemor-o-Velho”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “O Futuro começa agora e, por isso, todos os dias trabalhamos para construir um território feliz, que pensa, sente e ouve as nossas crianças. Hoje, o Castelo é ainda mais de todas as crianças, pois são elas as protagonistas desta festa incrível que preparámos com tanta dedicação, cuidado e empenho". 
 
 
Na próxima quinta-feira, dia 9 de junho, o Município de Montemor-o-Velho leva mais brincadeira e diversão às crianças dos jardins-de-infância da rede pública e privada e das escolas do 1º CEB do concelho. Em cada escola do concelho vai estar um insuflável para muitas horas de brincadeira, pulos e animação. Recorde-se que este momento de celebração estava agendado para o Dia Mundial da Criança, que se assinala a 1 de junho, mas, devido às previsões de instabilidade meteorológicas, foi adiado para 9. A nova data foi escolhida de forma a não prejudicar as provas do 1º ciclo já agendadas.
 
Organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, a comemoração do Dia Mundial da Criança contou com a parceria da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra – Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias

Saber...