No passado dia 2 de novembro de 2023, no edifício dos Paços do Concelho do Município de Montemor-o-Velho, realizou-se a sessão de arranque do projeto “DA TERRA À TERRA – FAZER COMPOSTO É DE BOM GOSTO”, dirigida a todos os presidentes de Junta de Freguesia do concelho.
Este projeto assenta numa campanha de comunicação concertada que vai contar com sensibilização ambiental porta a porta por todo o concelho, com técnicos devidamente identificados que vão motivar e esclarecer todos os munícipes acerca da importância do seu papel ao aderirem ao projeto.
No setor doméstico, as famílias aderentes irão receber 1 balde de 10 litros e 1 cartão RFID que lhes permitirá abrir e depositar os biorresíduos no contentor de 360 litros presente na via pública. No setor não-doméstico, serão entregues contentores de maior capacidade, nomeadamente, 80L, cujo conteúdo deverá ser depositado nos contentores castanhos de capacidade 120 ou 240L disponíveis à porta dos estabelecimentos comerciais. Além disso, os cidadãos com espaços verdes também podem aderir à recolha seletiva de Resíduos Verdes, e nesse caso recebem um saco reutilizável para a separação e colocação destes resíduos à recolha em dias e horas definidas pelo município.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “este projeto vai permitir valorizar cerca de 4 mil toneladas de biorresíduos por ano que, de outra forma, iriam para aterro. Este objetivo só é possível com um envolvimento de todos nós. A população do concelho de Montemor-o-Velho já demonstrou que está comprometida com o ambiente e, por isso, estou confiante que vamos cuidar cada vez melhor da sustentabilidade do nosso território.”
Os biorresíduos depositados serão recolhidos pelo Município de Montemor-o-Velho e serão encaminhados para tratamento e valorização na ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., permitindo a sua transformação num composto que poderá ser utilizado como adubo natural nos solos agrícolas.
Este projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), PORTUGAL 2020 e pelo FUNDO DE COESÃO DA UNIÃO EUROPEIA.
“Hoje há um ciclo que se completa. Continuamos a fazer cumprir o desígnio de trazer Fernão Mendes Pinto de volta a Montemor-o-Velho”, avançou, no dia 2 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no momento que assinalou a receção da primeira edição completa da "Peregrinação", impressa em 1614.
O Município de Montemor-o-Velho reforça, assim, o espólio municipal com uma rara edição de um dos clássicos da literatura de viagens, escrito pelo montemorense Fernão Mendes Pinto.
Para Emílio Torrão, esta é mais uma medida que “vem complementar a atuação municipal de promoção e divulgação das figuras históricas do concelho”, num evidente compromisso do Município na preservação da História e da herança cultural e literária concelhia.
Na ocasião, Emílio Torrão lembrou que “a vontade de dar mais destaque a Fernão Mendes Pinto começou durante a juventude" quando verificou que não havia referências ao reconhecido escritor e aventureiro em Montemor-o-Velho.
“Este é mais um momento que nos enche de orgulho e que se reveste de uma particular importância também para as gerações vindouras. Estamos a deixar uma importante herança cultural para Montemor-o-Velho ao reconhecer e promover Fernão Mendes Pinto”.
Editada em 1614, a obra é, ainda hoje, um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. Esta primeira edição da "Peregrinação" é um documento histórico de relevo. Em Portugal existem três obras completas em instituições públicas, a que se junta, a partir de agora, mais um exemplar do Município de Montemor-o-Velho.
Recorda-se que, no dia 8 de setembro deste ano, foi inaugurado em Montemor-o-Velho, junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, o grupo escultórico dedicado a Fernão Mendes Pinto, à sua obra e às suas viagens.
Centenas de aranhas, morcegos e outros seres horripilantes tomaram de assalto o Centro Educativo de Montemor-o-Velho, numa mostra da criatividade dos 192 alunos e alunas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Ao longo da semana, a exposição “Aranhas e Morcegos” encantou e surpreendeu a comunidade educativa.
Também a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia da coordenadora do Centro Educativo de Montemor-o-Velho, Dina Santos, testemunhou “a imaginação fervilhante das crianças” e reforçou: “É muito gratificante ver que o tema as inspirou e, com ajuda dos seus familiares, criaram uma exposição assustadoramente divertida, contribuindo para o ambiente educativo estimulante, divertido e de excelência”.
#montemorvelho #mmv #centroeducativo #exposição
No mês de novembro, o emblemático Castelo de Montemor-o-Velho volta a ser o palco de diversas atividades culturais que convidam à descoberta e a apreciar o património local. Da música experimental, ao património concelhio, passando pela literatura e o artesanato, o "Castelo Sente", iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, promete continuar a encantar Munícipes, visitantes e turistas com uma oferta cultural variada e enriquecedora.
Space Festival 2023 - 3 a 5 de Novembro
O mês começa com uma experiência sonora única, o "Space Festival", que passa por Montemor-o-Velho entre os dias 3 e 5 de novembro. Este festival tem como objetivo explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal. A edição de 2023 percorre diversos espaços municipais, sendo uma oportunidades para envolver o público numa experiência sonora única. Para mais informações sobre o programa completo do festival, basta visitar o site oficial em [www.spacefestival.pt](www.spacefestival.pt).
Rota Literária Afonso Duarte e Mercado de Produtos Endógenos
Os amantes da literatura podem desfrutar de uma experiência única ao visitar a exposição ao ar livre "Rota Literária Afonso Duarte" no interior do Castelo. Esta exposição revisita a vida e obra do Poeta da Ereira, proporcionando um mergulho na cultura e história da região.
Além disso, no Posto Municipal de Turismo, está disponível o Mercado de Produtos Endógenos, onde é possível apreciar e adquirir trabalhos de artesãos locais, enriquecendo ainda mais a experiência cultural.
Exposição de Adriano Crispim na Capela de Santo António mostra réplicas de monumentos do concelho
A partir de 7 de novembro, a Capela de Santo António acolhe uma mostra retrospetiva de Adriano Crispim.
O Castelo, a Igreja dos Anjos ou a Capela do Mártir Santo são algumas das réplicas de monumentos concelhio construídas pelo artesão montemorense já falecido que vão poder ser admiradas de 3ª a domingo, das 9h30 às 17h30, devendo ser solicitada a sua abertura junto do Posto Municipal de Turismo, no interior do Castelo.
Recorde-se que, também na Capela de Santo António, está patente a exposição "Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho".
O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto de terça a domingo, das 9h30 às 17h30, e a entrada é gratuita. Esta programação cultural diversificada proporciona uma oportunidade única para explorar e sentir o rico património histórico e cultural de Montemor-o-Velho.
O Mês da Música foi celebrado pela Academia Musical Arazedense (AMA) com a primeira edição do Oct’AMA Fest. No dia 29 de outubro, a iniciativa terminou com um concerto da filarmónica que encheu a sala de espetáculos da AMA.
À conversa com elementos da direção da AMA e filarmónicos, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, referiu: “Parabéns por continuarem a trazer mais gente à AMA e por estarem empenhados em criar momentos de promovem o convívio entre a comunidade e a instituição e que, ao mesmo tempo, comprovam que a freguesia de Arazede e o concelho de Montemor-o-Velho são territórios de forte atividade cultural”.
O Oct’AMA Fest teve início, no dia 7, com o concerto da Banda Tema, seguindo-se, no dia 21, uma noite com as atuações da The Hangover Band e do Dj Coração.
Com casa cheia, o Encontro de Coros, dinamizado pela Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), marcou a comemoração do Mês da Música, no dia 28 de outubro.
“A AFUV continua cheia de dinamismo e a surpreender com atividades que promovem a música, a cultura e dão ainda mais vida a esta casa, à União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB) e ao Concelho”, sublinhou o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia do presidente da UFAVVNB, Nuno Valente, e do presidente da AFUV, Francisco Batista.
A tarde cultural contou com as atuações do Coro Polifónico da AFUV e do Grupo de Cantares das Mulheres de Tavarede.
Fotografias gentilmente cedidas pela Associação Filarmónica União Verridense (AFUV)
De 3 a 5 de novembro | Montemor-o-Velho
A entrada é gratuita, com possibilidade de donativo livre.
Para reservar lugar para as ações, deve ser enviado um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o nome, nº de telemóvel, espetáculo/atividade e número de bilhetes a reservar.
Para saber mais sobre a programação do Space Festival, consultar: https://www.spacefestival.pt/programa2023
Programação Montemor-o-Velho | 3 a 5 de novembro
Sublumia [Instalação]
De 3 a 5 de novembro/ de 6ª feira a domingo | Capela de Santo António (gps: 40.17449, -8.68385) | 09h30 - 17h30
Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/sublumia-instalacao
Efeitos Especiais Sonoros [Workshop / Serviço Educativo]
3 de novembro/ 6ª feira | Solar dos Pinas (gps: 40.171373, -8.686202) | 10h30 . 12h00
Hedera 4tet [Concerto]
3 de novembro/ 6ª feira | Teatro Esther de Carvalho (gps: 40.17434, -8.68248) | 21h30
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/hedera-4tet
Marta Zapparoli & Albrecht Loops [Instalação]
3 de novembro/ 6ª feira | TOCA (gps: 40.172050, -8.678378) | 23h
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/marta-zapparoli-albrecht-loops
Cultura e Territórios [Conversa]
4 de novembro/ sábado | Solar dos Pinas (gps: 40.171373, -8.686202) | 15h00 - 16h30
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/cultura-e-territorios-conversa
Duo Guitolão [Concerto]
4 de novembro/ sábado | Igreja de Santa Maria da Alcáçova (gps: 40.175396, -8.683837) | 21h30 - 22h30
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/duo-guitolao
Luís Fernandes [Concerto]
4 de novembro/ sábado | Teatro Esther de Carvalho (gps: 40.17434, -8.68248) | 17h30
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/luis-fernandes
Sublumia [Performance]
4 de novembro/ sábado | TOCA (gps: 40.172050, -8.678378) | 23h
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/sublumia-liquid-aesthesia
Jorge Queijo Trio [Concerto]
5 de novembro/ domingo | Igreja de Santa Maria Madalena (gps: 40.175290, -8.682780) | 16h30 - 17h30
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/jorge-queijo-trio
Cluster — Grupo Experimental de Matosinhos [Concerto]
5 de novembro/ domingo | Teatro Esther de Carvalho (gps: 40.17434, -8.68248) | 15h
→ Mais info: https://www.spacefestival.pt/programacao/cluster2023