No dia 9 de maio, quinta-feira, a tradição do “Pão da Ascensão” voltou a cumprir-se na Carapinheira. No adro da Igreja Matriz da Carapinheira, a LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego preparou um momento de partilha intergeracional, através da realização da tradicional largada de passarinhos (pombos correios) e da distribuição do “Pão da Ascensão”, assinalando o Dia da Ascensão.
Na iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, destacou que, “ao manter viva esta tradição, a LACAM está a contribuir para a preservação do património imaterial do território e transmite para as gerações mais jovens a importância de valorizar as suas raízes e costumes”.
Dezenas de pessoas, entre as quais as crianças do Jardim de Infância e do 1º ciclo da EB1 da Carapinheira, utentes do Centro Social e Paroquial da Carapinheira, do lar Quinta Verde e população em geral, relembraram assim o dia que outrora era considerado “o mais santo do ano”.
No que diz respeito ao pão, a tradição diz que neste dia se vai buscar o pão do ano anterior, partilha-se em família à refeição e guarda-se o pão deste ano até ao próximo ano.
“Uma obra significativa, simples, moderna e que vai trazer um ar muito urbano a Pereira”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, descreveu o projeto de requalificação do Largo da Feira de Pereira e da sua envolvente, cuja empreitada foi, na tarde de 10 de maio, consignada em Pereira.
O edil recordou ainda que esta obra “tão importante para os Pereirenses” já começou a ser “assegurada pelos serviços municipais”, através da realização trabalhos preparatórios de terraplanagem, levantamento de lancis e movimentação de terras que permitiram reduzir o custo global da intervenção e contribuir para que “uma velha ambição de Pereira” esteja agora mais perto de se tornar realidade.
A diretora municipal, Andreia Lopes, foi uma das principais impulsionadoras do projeto que, segundo explicou, assenta em 3 dimensões fundamentais: “dar uma entrada visível e agradável à vila de Pereira, melhorar a utilização do espaço e proporcionar condições mais adequadas à feira”. “Espero que esta intervenção volte a trazer para este espaço do Largo da Feira a vivacidade e a vivência que merece e que volte a trazer para a baixa o dinamismo de outros tempos”, destacou.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, expressou que “Pereira só tem a ganhar” com a renovação do espaço e, agradecendo o sentido de compromisso do executivo, dirigentes e colaboradores da Câmara Municipal, notou: “eu próprio tenho muito orgulho nesta obra e por ser feita no meu mandato”.
A intervenção promovida pelo Município visa reforçar as vivências comunitárias e adequar o local às exigências atuais, nomeadamente através da construção de uma área verde de lazer ideal para refeições ao ar livre, da reorganização do espaço dedicado à feira mensal e da melhoria das condições para a realização de atividades e eventos de cariz cultural, lúdico e desportivo.
No fundo, pretende-se que este seja também um espaço de encontro e confluência da população da vila, do concelho e da região, que possa ir mais além do tradicional convívio que a realização da feira mensal proporciona, dotando-o de uma oferta diversificada e criando um ambiente propício para o usufruto pleno entre família e/ou amigos/as.
Para isso, o novo Largo da Feira vai contar com uma área de piqueniques que tira partido da vegetação existente, um palco, várias zonas de jogos para diferentes públicos (como um espaço para o jogo da malha e uma parede de escalada), zona para a prática de exercício físico, instalações sanitárias preparadas para receber pessoas de mobilidade reduzida e percursos para usufruir dos espaços verdes abertos, entre outros.
Com um prazo de execução global de 210 dias - 120 dias para a 1ª fase e 90 dias para a 2ª fase -, a empreitada “Arranjo Urbanístico de Pereira – Largo da Feira” representa um investimento municipal de 299.644,50 €, acrescidos de IVA, e foi adjudicada à empresa Rigorvias Construções, Lda.
De 4 a 26 de maio de 2024, de sábado a domingo, Celeiro dos Duques de Aveiro, Pereira
Dia 11, sábado, 21h30 | “O Ladrão do Ganso”, Associação Instrução e Recreio 1º de maio Alfarelense
Dia 18, sábado, 21h30 | “Dois Maridos em Apuros”, GT Casa do Povo do Alqueidão
Dia 25, sábado, 21h30 | “À Barca! À Barca, Senhores!”, O Celeiro Grupo Jovem
Dia 26, domingo, 16h30 | “O Voo da Andorinha”, O Celeiro – Escola de Teatro Arménio Paiva, Comemoração 25º aniversário