Itens filtrados por data: terça, 11 junho 2024

No dia 16 de junho, o tradicional desfile das Marchas Populares de Santo António vai voltar a encher o Mercado Municipal de Montemor-o-Velho de alegria, cor e vivacidade.

Com início pelas 21 horas, oito marchas de cinco freguesias do concelho e os seus trajes, coreografias e músicas vibrantes prometem tornar inesquecível esta celebração cultural.

O orgulho comunitário e a união vão sentir-se em cada passo, numa noite em que marchantes e público, em conjunto, irão por certo manter acesa a chama das tradições populares e valorizar a identidade coletiva e a herança cultural de Montemor-o-Velho.

O desfile das Marchas Populares de Santo António é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com as Juntas de Freguesias da Carapinheira, Meãs do Campo e Tentúgal e as Uniões de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, e Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.

 

Marchas presentes no desfile

 

- União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

Marcha Popular da Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira

Marcha Popular do Grupo Recreativo Revelense

Marcha Popular do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira

 

-Freguesia da Carapinheira

Marcha Popular da Junta de Freguesia da Carapinheira

 

- Freguesia de Meãs do Campo

Marcha Popular do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo

Marcha Popular Infantil do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo

 

- União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

Marcha Popular da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho

 

- Freguesia de Tentúgal

Marcha Popular da Associação Corvo e Pinho

Publicado em Notícias

O Grupo de Cantares da Vila foi o anfitrião e organizador do 2º Festival de Música Popular e Tradicional Portuguesa, que decorreu no dia 8 de junho no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, com muita música, convívio e animação.

Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, salientou que “é graças a iniciativas como esta que conseguimos manter vivas as nossas raízes, fortalecer os laços comunitários e valorizar a nossa cultura”. Na presença de muito público, cantores e amigos, José Veríssimo desejou que “o Grupo Cantares da Vila, a ADCRP e a Junta de Freguesia mantenham a união e o dinamismo, que se reflete em importantes iniciativas que reforçam a identidade cultural de Pereira e do concelho”.

Além do Grupo de Cantares da Vila de Pereira, que comemorou o seu 10º aniversário, o serão cultural contou também com a atuação do grupo “Flor de Trevo” que viajou de Alverca.

 

Publicado em Notícias

Este sábado, dia 8 de junho, a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho prestou homenagem a Victor Mano, nome incontornável do atletismo nacional nascido na Carapinheira, com a inclusão, na sala do sócio, de uma imagem indicativa dos clubes, feitos e títulos do atleta.

Presente na retribuição de honra, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, enalteceu o gesto da Casa do Benfica e do mentor da homenagem, Fernando Caiado, a um “atleta que em cada prova elevou o nome do concelho e dos clubes que representou”. “As qualidades de Victor Mano enquanto atleta são amplamente reconhecidas e elogiadas, mas como homem é igualmente extraordinário. Este momento é de inteira justiça”, completou José Veríssimo.

Na impossibilidade de estar na ocasião, Victor Mano “fez-se presente” pela voz da sua filha, Cátia Sousa Mano, que leu uma emocionante mensagem de agradecimento escrita pelo pai. “Neste abraço de longe possam sentir de perto o meu profundo obrigado”, expressou Victor Mano. 

O momento contou ainda com discursos do presidente da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, Pedro Oliveira, do vice-presidente do SL Benfica, Domingos Almeida Lima, e de Fernando Caiado. 

Recorde-se que, no dia 3 de junho, o Executivo Municipal de Montemor-o-Velho acordou, por unanimidade, atribuir uma Medalha de Mérito Municipal Desportiva a Victor Mano que será entregue no Dia do Município, assinalado a 8 de setembro. 

Publicado em Notícias

“O Festival da Cerveja e da Francesinha já faz parte da programação cultural e gastronómica da Freguesia de Liceia, sendo mais um saboroso pretexto para descobrir o concelho”, referiu o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, no decorrer da iniciativa que se realizou de 7 a 9 de junho e cuja organização ficou a cargo do Centro Cultural Recreativo e Desportivo (CCRD) de Liceia.

Na companhia de Joaquim Martinho, presidente da Junta de Freguesia de Liceia, José Veríssimo desejou ainda “os maiores sucessos à direção do CCRDL e que continuem a criar iniciativas que juntem a comunidade e tragam mais gente a conhecer Liceia”.

Feitas em forno de lenha, as francesinhas, um prato típico do Porto e que conquista apreciadores em todo o país, fizeram as delícias dos muitos convivas presentes.

Publicado em Notícias

11 de junho de 2024 . 3ª feira

21h30 | Auditório da BMAD, Montemor-o-Velho, uma iniciativa do Rotary Club de Montemor-o-Velho com o apoio do CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho

Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural

Saber...