A localidade do Zambujeiro, na freguesia de Arazede, esteve em festa de 4 a 7 de julho. No domingo, último dia dos festejos em Honra de S. Tomé, realizou-se a missa e a procissão em louvor do santo.
José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na companhia de Paulo Costa, presidente da Junta de Freguesia de Arazede, marcou presença no momento solene que foi o ponto alto das festividades e frisou: “À semelhança do que está a acontecer pelo concelho, os festejos no Zambujeiro estão com um dinamismo renovado devido aos jovens que estão a trazer uma energia redobrada às festas, dando-lhes novos atrativos, trazendo também mais gente às suas localidades”.
Cumprindo a tradição, a festa terminou com a atuação do Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro.
Sob o mote “Arreda, arreda!”, o XXIII Festival de Folclore de Santo Varão, organizado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, voltou a evocar as memórias e, este ano, no dia 6 de julho, deu um particular destaque à criação de cavalos, do gado bravo e a sua ligação à comunidade.
As ganadarias, a presença dos touros de lide no campo, a advertência “arreda, arreda!” para avisar que algum animal andava pelas ruas à solta e muitas outras histórias foram recordadas num dia que começou com a oficina “A Dançar é que nos entendemos. Coisas de folcloristas!” e que contou, entre outros, com o jantar convívio e com o festival de folclore.
Na sessão de receção às entidades convidadas e de boas-vindas aos grupos participantes, José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na companhia de João Girão, presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, destacou as boas relações institucionais entre o Centro Beira Mondego e a sua secção de folclore, e reiterou: “Desejo que continuem a desenvolver um trabalho notável e que as jovens coordenadoras Inês Freire e a Maria Maia tragam ainda mais dinamismo, contribuindo para manter viva a memória coletiva através do folclore e da etnografia”.
À semelhança das anteriores edições, o XXIII Festival de Folclore de Santo Varão começou com uma representação alusiva ao tema e contou com as atuações da formação anfitriã (Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão), do Rancho Folclórico Rosas do Lena (Batalha), do Grupo Folclórico de Pedralva - Região Bairradinha (Anadia) e do Rancho Típico da Amorosa (Matosinhos).
Fique a saber mais sobre o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão em https://www.facebook.com/profile.php?id=100063809490406
Fotografias gentilmente cedidas pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão
O Castelo de Montemor-o-Velho levou mais de 1300 visitantes numa viagem no tempo até à época medieval com o acampamento militar medieval e a 5.ª prova da Rota dos Castelos.
Na cerimónia de entrega de prémios, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, ao deixar palavras de agradecimento à Academia de Esgrima Histórica, referiu: “É com muito gosto que voltamos a receber uma prova do campeonato nacional da Rota dos Castelos e, este ano, o acampamento medieval. Estas são iniciativas que convidam a descobrir a época medieval, proporcionando também boas memórias aos visitantes. Espero que o nosso Castelo tenha sido inspirador para os participantes e desejo que regressem em breve para mais iniciativas”.
Durante o fim de semana de 6 e 7 de julho, em prova, e em representação de 12 clubes, estiveram cerca de uma centena de atletas, entre arqueiros e besteiros, que afinaram a pontaria em alvos místicos, medievais e de caça.
A iniciativa foi promovida pela Academia de Esgrima Histórica com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, sendo que a prova de tiro com arco e besta medieval foi realizada ao abrigo da Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal.
Informação complementar:
Clube Pontos Classificação
Academia de Esgrima Histórica 46 1
Associação Thomar Honoris 32 2
Associação Vicios do Campo 28 4
Grupo Popular das Portelas 28 3
Juventude Ouriense 27 5
Clube de Vela de Tavira 17 6
Casa do Benfica do Entroncamento 15 7
ACAL 11 8
Arco Clube das Caldas 7 9
Ilustre Cruzada 2 10
Zona Alta – Torres Novas 2 11
SCRP - Pinhal 0 12
1 a 5, 8 a 12 e 15 a 19 de julho de 2024