ana.ferreira

ana.ferreira

09 Fev. 2026

O Município de Montemor-o-Velho informa que a edição de 2026 do Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio será cancelada.
 
A decisão foi tomada hoje, segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em reunião de Câmara, e surge num contexto excecional, marcado pelo impacto das cheias no Vale do Mondego, que continuam a invadir campos agrícolas, vias de comunicação, atividades económicas e casas, afetando o quotidiano do concelho de Montemor-o-Velho e de toda a região, e obrigando a recentrar as atenções no essencial: a proteção da população.
 
O Festival do Arroz e da Lampreia nasce do campo e do rio, da identidade do território e da ligação às suas gentes. Num momento em que o rio transborda e invade os campos e a vida das pessoas, a prioridade do Município é clara: prevenir riscos, proteger a população e concentrar recursos na resposta e recuperação do território.
 
O cancelamento da edição de 2026 vai permitir redirecionar esforços, meios e investimento para o acompanhamento permanente da situação, o apoio às populações afetadas e a salvaguarda da segurança de pessoas e bens, com compromisso, resiliência e proximidade.
 
O Festival do Arroz e da Lampreia regressará em 2027, com a força da sua identidade, o orgulho do território e a celebração dos sabores que fazem de Montemor-o-Velho uma referência.
Até lá!
09 Fev. 2026

Apesar de o nível das águas se manter, hoje,  estável, a situação de risco no Vale do Mondego ainda não terminou, exigindo a continuidade de uma gestão atenta e articulada do rio e da barragem, conjugada com o regime de marés e a abertura de comportas. Exigindo também a necessidade de prevenção por parte de todos.
 
Mantém-se, assim, um cenário de cheia lenta, planeada e controlada.
Trata-se de uma situação exigente e complexa, acompanhada de forma permanente pelo Município, com presença no terreno, vigilância reforçada e informação contínua à população, numa lógica de antecipação de riscos.
 
 
Situação atual
  • caudal no açude-ponte encontra-se atualmente nos 1.270 m³/s;
  • Barragem da Aguieira está a cerca de 76% da sua capacidade.
 
?️ De acordo com as previsões, espera-se um período de elevada pluviosidade para os dias 10 e 11, pelo que não é possível baixar a guarda, mantendo-se a vigilância permanente.
 
 
⚙️ Relativamente à ligação elétrica necessária ao funcionamento da Estação de Bombagem do Foja, informa-se que se encontra no local uma equipa da E-REDES, a tentar restabelecer a situação.
 
 
O Município continuar a monitorizar hora a hora a evolução da situação, prestando informação atualizada sempre que se justifique.
 
 
09 Fev. 2026

Para reforçar o apoio à população, foi colocado um contentor junto à Ponte da Ereira, destinado a funcionar como local de abrigo e apoio às pessoas enquanto aguardam pela chegada do camião pesado todo-o-terreno do Exército Português, que assegura o transporte entre a Ponte de Verride e Montemor-o-Velho (na Ponte da Alagoa e no Convento dos Anjos).
 
Este espaço permite garantir melhores condições de conforto e proteção, sobretudo face às condições meteorológicas adversas, durante os períodos de espera.
 
A situação continua a ser acompanhada de forma permanente, em articulação com as entidades no terreno, mantendo-se como prioridade a segurança e o apoio à população.
 
08 Fev. 2026

A ligação ferroviária entre Formoselha/Santo Varão e Coimbra-B será retomada a partir de amanhã, segunda-feira, dia 9 de fevereiro.

Esta reposição resulta da intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, junto da Infraestruturas de Portugal e da CP – Comboios de Portugal, com o objetivo de assegurar uma alternativa de mobilidade ferroviária essencial para a população da margem esquerda do Mondego, que enfrenta fortes constrangimentos à circulação rodoviária decorrentes da subida das águas no Vale do Mondego.


Recorde-se que a Linha do Norte se encontra encerrada junto à estação ferroviária de Alfarelos e que a Linha do Oeste e o Ramal de Alfarelos, por onde circulam habitualmente os comboios suburbanos entre Coimbra e a Figueira da Foz, estão interrompidos na sequência de várias ocorrências provocadas pelo mau tempo. Esta situação agravou significativamente a mobilidade no território, num período em que também se verificam cortes e condicionamentos relevantes na rede viária.


A reposição desta ligação ferroviária é, por isso, essencial para assegurar a mobilidade da população da margem esquerda do Mondego até Coimbra, garantindo o acesso ao trabalho, aos serviços de saúde e a outros serviços essenciais.


O Município de Montemor-o-Velho realça o empenho da IP e da CP em atender ao pedido de encontrar e implementar soluções que minimizem os constrangimentos sentidos pela população e que contribuem para a reposição progressiva da normalidade.

 


Horários previstos (9 de fevereiro)

Formoselha → Coimbra-B: 06h30 | 07h30 | 17h30 | 18h30


Coimbra-B → Formoselha: 06h12 | 07h01 | 17h08 | 18h07


Os comboios realizam paragens intermédias, nomeadamente em Pereira, Ameal, Vila Pouca do Campo, Taveiro, Casais, Espadaneira e Bencanta.

08 Fev. 2026

 

O General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército Português, esteve esta manhã, dia 8 de fevereiro, em Montemor-o-Velho, com o presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, e com o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, a acompanhar a situação vivida no concelho.
 
Na ocasião, José Veríssimo agradeceu o apoio que o Exército tem prestado desde a primeira hora à população, sublinhando a ligação muito próxima e permanente, particularmente neste contexto de maior exigência.
 
O autarca destacou que a presença dos meios do Exército no terreno tem sido fundamental não só para assegurar o transporte da população da freguesia da Ereira e da união de freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, mas também para transmitir segurança, tranquilidade e confiança.
 
O Chefe do Estado-Maior do Exército reafirmou, por sua vez, a total disponibilidade do Exército para continuar a apoiar e a servir, reforçando o compromisso de cooperação institucional.
 
Esta visita reforça a ligação institucional entre o Município de Montemor-o-Velho e o Exército Português e valoriza o trabalho diário dos militares que, no terreno, contribuem de forma decisiva para garantir segurança, confiança e apoio à população.

 

08 Fev. 2026

 

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho continua em contacto direto e permanente com o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, e com a Agência Portuguesa do Ambiente, insistindo na necessidade de resolução urgente da situação que se verifica na Estação de Bombagem do Foja, nomeadamente a falta de energia elétrica que impede o normal funcionamento do equipamento.
 
O concelho de Montemor-o-Velho encontra-se atualmente em estado de calamidade, registando-se uma situação particularmente grave no território, com a população da Ereira completamente isolada, fortes condicionamentos nos acessos às freguesias da margem esquerda do rio Mondego, zonas ribeirinhas inundadas e a água já a atingir a vila de Montemor-o-Velho. A reposição do funcionamento da Estação de Bombagem do Foja assume-se, por isso, como uma medida urgente e  determinante para a mitigação da situação de cheia que o concelho atravessa.
 
Importa ainda sublinhar que as bombas se encontram no local, desde sexta-feira, prontas a ser instaladas, sendo por isso absolutamente urgente a concretização da ligação de energia elétrica que permita a sua entrada em funcionamento.
 
O Município de Montemor-o-Velho continuará a acompanhar esta situação de forma permanente, em articulação com as entidades competentes, defendendo que todas as medidas urgentes e estruturantes sejam concretizadas com a máxima celeridade, tendo como prioridade absoluta a proteção de pessoas e bens.
08 Fev. 2026

A água continua a subir no Vale do Mondego, mantendo-se um cenário de cheia lenta, acompanhado de forma permanente pelo Município.

A Ereira encontra-se, desde ontem, sem acesso rodoviário. O transporte da população está a ser assegurado por botes dos Fuzileiros e dos Bombeiros Voluntários.
Junto à Ponte de Verride, mantém-se o transporte por via terrestre, com camiões todo-o-terreno do Exército a assegurarem o acesso até Montemor-o-Velho.
 
No centro da vila de Montemor-o-Velho, persiste alguma água, condicionando o acesso à zona do Mercado Municipal, Largo da Feira e Praça da República.
 
 
? Situação hidrológica
Os caudais mantêm-se elevados, nos 1.600 m3/s de forma a libertar capacidade na Barragem da Aguieira, que se encontra a cerca de 80% da sua capacidade, e garantir encaixe caso seja necessário. Espera-se que as águas não subam muito mais, mantendo-se a gestão controlada e a vigilância reforçada.
 
 
?️ Previsão meteorológica
As previsões atuais indicam alguma precipitação para a próxima semana, embora menos intensa do que inicialmente previsto. A situação continua a ser monitorizada hora a hora.
 
 
?️ No dia da segunda volta das eleições presidenciais, informa-se que todas as mesas de voto do concelho se encontram abertas.
 
 
⚡ Energia elétrica
Na sequência do mau tempo registado ontem, algumas freguesias permanecem sem energia elétrica. A situação está a ser acompanhada de forma permanente junto da E-REDES.
Para reportar riscos ou avarias, contacte a E-REDES através do número gratuito 800 506 506 (24h) ou aceda ao balcão digital em balcaodigital.e-redes.pt.
 
 
⚠️ Mantenha comportamentos de prevenção e autoproteção, evite deslocações desnecessárias e siga sempre as indicações das autoridades.
Primeiro a segurança. Primeiro as pessoas.
 
ℹ️ A situação continuará a ser acompanhada de forma permanente, com atualização de informação sempre que se justifique.
 
 
07 Fev. 2026

 

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera agravou os avisos meteorológicos para o distrito de Coimbra, prevendo-se vento forte com rajadas e precipitação persistente:
 
? Vento – Aviso laranja
? 7 de fevereiro | 14h57 – 21h00
 
? Precipitação – Aviso amarelo
? 7 de fevereiro | 14h57 – 21h00
 
 
Recorda-se que estamos com risco elevado de cheia e inundações no concelho de Montemor-o-Velho, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, como o Vale do Mondego.
? Evite deslocações desnecessárias.
? Afaste-se de zonas arborizadas, estruturas instáveis, andaimes, árvores e cabos elétricos.
? Redobre os cuidados em zonas ribeirinhas e áreas inundáveis.
? Proteja-se e adote comportamentos preventivos.
 
Caso tenha mesmo de sair, consulte o mapa das vias condicionadas do concelho: https://bit.ly/vias_condicionadas
 
Acompanhe apenas informação oficial e siga as indicações da Proteção Civil.
 
 
? Contactos:
Emergência: 112
Central de Proteção Civil: 239 680 766
Informação meteorológica atualizada:https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/?p=CBR
 
A segurança de todos depende do comportamento responsável de cada cidadão.
Mantenha-se informado. Previna-se. Proteja-se.
 
07 Fev. 2026

 

A água continua a subir no Vale do Mondego, num cenário de cheia lenta, resultante do facto de os descarregadores estarem a vazar para o Vale, no âmbito de uma gestão articulada e controlada do sistema hidráulico.
 
Por esse motivo, a água está já a entrar na vila de Montemor-o-Velho, condicionando algumas vias, em particular a Rua Fernão Mendes Pinto, o Largo da Feira e zonas ribeirinhas.
Também as freguesias de Pereira e Santo Varão sentem a subida das águas do Vale do Mondego.
 
O Presidente da Câmara Municipal mantém contacto direto com o Secretário de Estado da Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Proteção Civil Distrital e Nacional, insistindo na necessidade de reposição da energia na Estação de Bombagem do Foja, como medida fundamental para conter a subida dos níveis de água.
 
 
? Situação atual
O caudal no açude-ponte situa-se em cerca de 1.600 m³/s, encontrando-se a Barragem da Aguieira a descer ligeiramente, com cerca de 81% da sua capacidade. Mantém-se uma cheia lenta e controlada, com monitorização constante no terreno.
 
 
?‍♂️ No terreno
Os meios municipais e de Proteção Civil mantêm-se mobilizados no terreno, assegurando vigilância, resposta operacional e apoio à população.
 
 
⚠️ Previna-se. A segurança das pessoas é a prioridade absoluta.
Continue a adotar medidas de autoproteção, evite comportamentos de risco, não atravesse zonas alagadas e siga rigorosamente as indicações das autoridades.
Primeiro a segurança das pessoas.
 
 
? Vias condicionadas
Mantêm-se condicionamentos e cortes de vias em vários pontos do concelho, devido à elevada concentração de água no Vale do Mondego.
? Recomenda-se a consulta regular do mapa municipal de vias condicionadas, atualizado de forma permanente: https://bit.ly/vias_condicionadas
Aconselha-se igualmente a utilização de plataformas de navegação, que permitem acompanhar os constrangimentos em tempo real e optar por percursos alternativos mais seguros.
 
 
A situação continuará a ser acompanhada de forma permanente, com atualização de informação sempre que se justifique.
04 Fev. 2026

 

Face à previsão de agravamento das condições meteorológicas, com chuva, por vezes forte e persistente, e vento, mantém-se o risco elevado de cheia e inundações no nosso concelho, nomeadamente em zonas historicamente mais vulneráveis, como é o caso do Vale do Mondego e das margens do rio.
 
Neste sentido, o Município apela à máxima prudência por parte de todos.
 
Pede-se a todos os munícipes que evitem deslocações pelo concelho, principalmente nos locais historicamente mais vulneráveis a alagamentos e inundações rápidas. Em caso de necessidade, consultem primeiro o mapa das vias condicionadas ao trânsito do concelho de Montemor-o-Velho, disponível em https://bit.ly/vias_condicionadas, adotem uma condução defensiva, não passando por locais que estejam alagados. Redobrem os cuidados de prevenção e autoproteção, sobretudo nas zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a cheias ou em zonas arborizadas.
 
Se vive numa zona historicamente vulnerável a cheias, deve:
✔️ Estar atento às informações oficiais e aos avisos da Proteção Civil
✔️ Manter limpos os sistemas de escoamento de águas (sarjetas, valetas, ralos)
✔️ Retirar veículos, animais e bens das zonas habitualmente inundáveis
✔️ Colocar bens importantes e de maior valor em locais mais altos
✔️ Preparar um kit de emergência (que deverá estar num local acessível) com:
  • Documentos de identificação
  • Medicação essencial (para pelo menos 3 dias)
  • Água potável e alguns alimentos
  • Telemóvel carregado, lanterna e rádio a pilhas
 
Partilhe esta informação.
 
CONTACTOS ÚTEIS
Emergência: 112
Central Proteção Civil: 239 680 766
 
 
A segurança de todos depende do comportamento responsável de cada cidadão.
 
Mantenha-se informado e adote uma atitude preventiva.
 
 
 
Avisos:
Precipitação:
Aviso amarelo: 04 Fev 15:00 - 05 Fev 09:00
 
Vento:
Aviso amarelo: 05 Fev 00:00 - 05 Fev 15:00
 
Agitação marítima:
Aviso laranja: 05 Fev 06:00 - 07 Fev 06:00
Aviso amarelo: 04 Fev 10:23 - 05 Fev 06:00
 

Saber...