ana.ferreira

ana.ferreira

06 Mar. 2026

Duas empresas do concelho de Montemor-o-Velho, a Cardoso e Figueiredo, Lda. e a Europrice, Lda., foram distinguidas na Conferência de Homenagem às PME Excelência da Região Metropolitana de Coimbra, que reconheceu 143 empresas da região.

A iniciativa promovida pelo Diário de Coimbra decorreu esta quinta-feira, dia 5 de março, no Convento São Francisco, em Coimbra, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que subiu ao palco para entregar os galardões às duas empresas do concelho.

A conferência abordou temas relevantes para o setor empresarial e para o desenvolvimento da região, culminando com a homenagem às empresas reconhecidas pelo seu desempenho e contributo para a economia.

05 Mar. 2026

De acordo com informação do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) está previsto vento forte, com rajadas, estando o distrito de Coimbra em aviso amarelo (até às 21h de amanhã).
 
Recordamos que é importante adotar medidas de autoproteção por forma a minimizar danos:
  • Se circular na estrada, conduza com precaução acrescida, adote uma condução defensiva.
  • Em casa, mantenha os sistemas de escoamento de águas desobstruídos, evite deixar peças soltas em varandas e terraços e adote uma atitude pró-ativa e defensiva.
  • Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
  • Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

 

Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 
Vento:
Aviso amarelo: 05 Mar 18:00 - 06 Mar 21:00
 
Agitação marítima:
Aviso laranja: 06 Mar 03:00 - 06 Mar 15:00
Aviso amarelo: 05 Mar 21:00 - 06 Mar 03:00 e 06 Mar 15:00 - 07 Mar 06:00
 
Neve:
Aviso amarelo: 05 Mar 21:00 - 06 Mar 15:00
 
28 Fev. 2026

O Município de Montemor-o-Velho marcou presença na BTL 2026 – Better Tourism Lisbon Travel Market, integrado no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, naquela que é a maior feira de turismo realizada em Portugal.
 
Num momento particularmente simbólico para o concelho, após as recentes cheias que desafiaram o território e a sua população, Montemor-o-Velho apresentou-se na BTL com uma mensagem clara de identidade, união e futuro.
 
Durante a sessão dedicada ao Município, o presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, destacou a força das gentes montemorenses e a capacidade de resiliência demonstrada nas últimas semanas, sublinhando que “Montemor-o-Velho é um território feito de pessoas que resistem, que cuidam e que sabem acolher”.
 
A apresentação evidenciou os principais ativos culturais e turísticos do concelho, desde o património histórico e natural, ao Centro Náutico, passando pelo Museu Municipal – Peregrinações, pelo Paul do Taipal e pela dinâmica cultural que tem vindo a afirmar o território ao longo de todo o ano.
 
O vídeo “Natal é em Montemor-o-Velho” transportou o público para um dos períodos mais simbólicos do concelho, que afirma o Castelo e o concelho como palco de uma experiência memorável.
 
A participação ficou ainda marcada por momentos de promoção gastronómica e cultural, com destaque para o showcooking do projeto “Arroz Doce Quentinho”, a apresentação do Gin Carolino e a degustação de doçaria tradicional, proporcionando aos visitantes uma experiência representativa da autenticidade, criatividade e diversidade do concelho.
 
Montemor-o-Velho voltou, assim, a afirmar-se como um destino singular na essência e autêntico na experiência, reforçando a sua projeção externa junto do público e dos profissionais do setor turístico.
27 Fev. 2026

Informa-se que, para garantir maior segurança na circulação na EN 111, nas pontes de Maiorca, foi interdita a circulação de veículos pesados de mercadorias naquele troço.
 
O percurso alternativo para veículos pesados passa por Montemor-o-Velho - Quinhendros - EN347 (Gatões) - Ferreira-a-Nova - Maiorca - Figueira da Foz ou Montemor-o-Velho - Quinhendros - EN347 (Gatões) - Santana - EN109 - Figueira da Foz.
 
⚠️ Recomenda-se que adote uma condução prudente, com velocidade reduzida e atenção redobrada.
 
Consulte o mapa atualizado das vias condicionadas antes de se deslocar:? https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
Continuamos atentos. Continuamos presentes.
 
25 Fev. 2026

Estão abertas à circulação mais duas importantes ligações entre as margens do concelho:
✅ Estrada do campo entre Lavariz e Formoselha
✅ Estrada entre Verride e Alfarelos
 
❌ A estrada do campo (Caminho C10) entre a Ponte de Pereira e Tentúgal, que se encontrava aberta com circulação condicionada, estará encerrada ao trânsito a partir de amanhã, quinta-feira, dia 26 de fevereiro, para trabalhos de manutenção e reparação da via e dos taludes, por razões de segurança.
 
⚠️ Recomenda-se a adoção de uma condução prudente, com velocidade reduzida e atenção redobrada, uma vez que algumas vias poderão ainda apresentar sujidade ou irregularidades no piso.
 
Consulte o mapa atualizado das vias condicionadas antes de se deslocar:? https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
Continuamos atentos. Continuamos presentes.
 
24 Fev. 2026

Já estão abertas à circulação a variante do Centro Náutico e a estrada do campo entre a Ponte de Formoselha e Pereira.
Esta reabertura permite restabelecer mais uma importante ligação entre as margens direita e esquerda do concelho.
 
⚠️ Ainda assim, recomenda-se condução prudente, podendo persistir sujidade ou zonas com piso irregular.
Circule com velocidade reduzida e redobre a atenção.
 
Consulte o mapa atualizado das vias condicionadas antes de se deslocar:? https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
Continuamos atentos. Continuamos presentes.
 
23 Fev. 2026

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, apresentou em conferência de imprensa o balanço da situação hidrológica que afetou o concelho nas últimas semanas, classificando o episódio como “uma das situações mais exigentes que o nosso território enfrentou nos últimos anos no Vale do Mondego”.
 
Durante 22 dias de emergência ativa, foram registadas 88 habitações alagadas e 171 pessoas deslocadas, além de impactos significativos na atividade agrícola, no tecido empresarial e em infraestruturas estratégicas do concelho.
 
A freguesia da Ereira esteve isolada durante 14 dias, tendo sido assegurado transporte alternativo, abastecimento de bens essenciais, apoio social e acompanhamento permanente às populações. Nas freguesias de Pereira, Santo Varão, Tentúgal, Meãs do Campo, Carapinheira e nas uniões de freguesia de Montemor-o-Velho e Gatões e de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca também se registaram danos relevantes e constrangimentos severos.
 
“Cada decisão teve impacto direto na segurança das pessoas e foi sempre esse o nosso foco”, sublinhou o autarca.
 
 
O setor agrícola assume-se como uma das áreas mais afetadas, com prejuízos expressivos nos campos, sistemas de rega, infraestruturas de apoio e sementeiras, cujos efeitos se prolongarão nos próximos meses.
“O Vale do Mondego vive da sua terra. Para muitas famílias, esta não é apenas uma perda pontual, é a perda de meses de trabalho”, afirmou José Veríssimo, garantindo que o Município continuará a acompanhar o setor na articulação com as entidades competentes para assegurar que os apoios necessários cheguem com rapidez e justiça.
 
O Centro Náutico de Montemor-o-Velho registou danos estruturais relevantes, estimando-se prejuízos na ordem dos 2,3 milhões de euros, situação que poderá comprometer a realização do Campeonato da Europa de Canoagem, agendado para junho. Estão em curso contactos institucionais com o Governo para avaliação e resposta à situação.
 
As estradas municipais e os caminhos agrícolas apresentam igualmente níveis significativos de degradação, encontrando-se já em curso intervenções prioritárias, sendo reconhecida a necessidade de financiamento extraordinário urgente para assegurar a recuperação integral do território.
 
Na sua intervenção, o presidente da Câmara defendeu ainda a necessidade de manutenção regular, avaliação técnica aprofundada e concretização de investimentos estruturais na Obra de Aproveitamento Hidráulico do Mondego, sublinhando a importância de soluções duradouras que reforcem a resiliência do Baixo Mondego.
 
 
A conferência terminou com um agradecimento público às forças de proteção civil, bombeiros, forças de segurança, forças armadas, autoridades de saúde, entidades governamentais, autarcas, trabalhadores municipais, associações, voluntários e à população, destacando a união institucional, a solidariedade e a capacidade de resposta coletiva demonstradas ao longo das últimas semanas.
 
“A força da nossa comunidade foi verdadeiramente extraordinária. Não há palavras suficientes para agradecer a todos os que estiveram no terreno, que ajudaram, que apoiaram e que nunca deixaram ninguém sozinho”, concluiu José Veríssimo.
23 Fev. 2026

Estrada do campo, no troço entre Tentúgal e Pereira, está aberta à circulação, mas de forma condicionada.
 
Recomenda-se que conduza com especial prudência e cuidado.
⚠️ Circule com velocidade reduzida e redobre a atenção.
 
Consulte o mapa atualizado das vias condicionadas antes de se deslocar:? https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
Continuamos atentos. Continuamos presentes.
 
20 Fev. 2026

O Executivo Municipal e os presidentes das 11 freguesias e uniões de freguesia de Montemor-o-Velho estão reunidos no Salão Nobre da Câmara Municipal para avaliar a situação vivida nas últimas semanas e reforçar a resposta às populações.
 
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, destacou o envolvimento, a disponibilidade e o trabalho no terreno dos executivos das freguesias durante as cheias, um contributo fundamental no apoio às populações.
 
Em análise estão não apenas as recentes cheias, a avaliação da gestão da crise e a recuperação do território, mas também os apoios no âmbito da calamidade e os contratos interadministrativos.
 
A reunião reforça o compromisso do Município em aprofundar o diálogo, fortalecer a cooperação institucional e garantir maior proximidade com todas as freguesias, assegurando uma resposta eficaz às necessidades da população.
 
20 Fev. 2026

O Município de Montemor-o-Velho desativou esta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência da evolução favorável da situação meteorológica e hidrológica no concelho.
 
A decisão foi tomada em reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após reavaliação dos cenários de risco.
Recorde-se que o Plano foi ativado no dia 29 de janeiro, tendo permanecido em vigor durante 22 dias, período marcado por uma intensa fase de prevenção e resposta face ao risco elevado de cheias no Vale do Mondego.
 
Com a desativação do Plano, considera-se concluída a fase de prevenção e resposta, iniciando-se agora a fase de recuperação, com enfoque nas ações de reposição, limpeza e reabilitação das áreas afetadas.
 
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, sublinhou que “estas semanas exigiram de todos uma enorme capacidade de antecipação, coordenação e presença no terreno. A desativação do Plano traduz a estabilização da situação, mas continuaremos atentos e mobilizados para apoiar a recuperação e consolidar o regresso à normalidade”.
 
Apesar do regresso progressivo à normalidade, mantém-se o acompanhamento e a monitorização por parte dos serviços municipais e das entidades envolvidas.
 
O Município reconhece e enaltece o sentido de responsabilidade, a colaboração e o civismo demonstrados pela população, bem como o empenho de todas as forças de proteção civil, forças de segurança, militares, voluntários e demais entidades que, ao longo destas semanas, estiveram ao serviço da comunidade.
 
Continuamos presentes. Continuamos a recuperar.

Saber...