ana.ferreira

ana.ferreira

18 Fev. 2026

Já é possível circular na Ponte do Paço, em Pereira.
A rua da Ponte do Paço, no troço compreendido entre a Rotunda da Queijada de Pereira e a Ponte do Paço, até ao limite do concelho com Arzila (Coimbra), foi reaberta ao início da tarde.
 
Esta reabertura permite restabelecer uma importante ligação na margem esquerda do concelho.
 
⚠️ Ainda assim, recomenda-se condução prudente, podendo persistir sujidade ou zonas com piso irregular.
 
Antes de se deslocar, consulte o mapa atualizado das vias condicionadas: https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
18 Fev. 2026

Com o evoluir favorável da situação de cheias e a consequente descida do nível das águas, foram já reabertas várias vias de comunicação no concelho de Montemor-o-Velho.

 
 
✅ Vias reabertas:
 
- Centro da vila de Montemor-o-Velho, com reabertura das seguintes ruas:
- Rua Fernão Mendes Pinto
- Acesso ao Largo da Feira e ao Mercado Municipal
- Rua do Prado
- Rua de S. Sebastião
- Rua entre muros (ligação entre Quinhendros e Montemor)
 
 

⚠️ Após nova reavaliação pelas autoridades locais, e devido à presença de água na via, o troço da Estrada Municipal 601 entre a Ponte da Alagoa (Montemor-o-Velho) e a Ponte de Verride está novamente cortado à circulação rodoviária.

A decisão foi tomada por razões de segurança, uma vez que persistem zonas com água na estrada, não estando reunidas as condições para uma circulação segura.

Solicita-se que não ultrapasse a sinalização de corte e que utilize percursos alternativos.

 

⚠️ Apesar da evolução positiva, mantêm-se ainda diversas vias cortadas no concelho.
 
Recomenda-se a consulta prévia do mapa atualizado das vias condicionadas antes de qualquer deslocação: https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
 
Circule com prudência. Algumas vias podem apresentar sujidade, detritos, irregularidades ou piso escorregadio.
 
Continuamos a acompanhar a situação e a atualizar a informação de forma permanente.
17 Fev. 2026

 

Depois da água, o trabalho continua.
Com a descida das águas, começa uma nova fase. Agora é tempo de limpar, recuperar, reconstruir e devolver a normalidade às nossas comunidades.
 
Hoje, na Ereira - localidade que ainda continua isolada, sem acessos para veículos ligeiros -, os serviços municipais, as forças de proteção civil, os bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, os escuteiros das Meãs e diversos voluntários uniram esforços e montaram uma ação de limpeza. Munidos de botas de borracha, alfaias, máquinas e, acima de tudo, uma grande vontade de ajudar, estão a remover os detritos acumulados, a desobstruir espaços e ruas e a acelerar o regresso à normalidade.
 
É um trabalho exigente, feito no terreno, com determinação e espírito de missão.
A recuperação do Vale do Mondego faz-se assim, em comunidade, com compromisso, com ação, com presença e com solidariedade.
 
Continuamos presentes. Continuamos a recuperar. Juntos.
 
O nosso sentido agradecimento a todos quantos dão de si, do seu tempo, da sua força e da sua energia para serem parte desta resposta coletiva.
17 Fev. 2026

O nível das águas continua, felizmente, a baixar no Vale do Mondego, confirmando a tendência de estabilização dos últimos dias.
 
Na Ereira, a descida é já visível e consistente. No entanto, mantém-se o isolamento que dura há vários dias, situação que continua a merecer acompanhamento permanente.
 
Em Montemor-o-Velho, as águas não estão a escoar com a mesma rapidez, persistindo ainda algumas zonas alagadas. A expectativa, contudo, é de descida progressiva nos próximos dias.
 
Já se encontram a decorrer ações de limpeza na Ereira, com vista a acelerar a recuperação e o regresso à normalidade.
Num esforço conjunto, as equipas municipais, Bombeiros e diversos voluntários estão no terreno, lado a lado com a população.
 
 
 
? Situação hidrológica
  • A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a 83% da sua capacidade;
  • O caudal na ponte-açude situa-se nos 687 m³/s.
 
 
? Mantêm-se muitas vias condicionadas por todo o concelho.Verifica-se igualmente alguma degradação das vias de comunicação, resultado dos alagamentos, inundações e do aumento significativo de trânsito em vias secundárias durante este período.
? Apela-se à máxima precaução na circulação rodoviária, com condução defensiva e atenção redobrada.
 
 
Estes dias têm demonstrado a força, a solidariedade e a resiliência da nossa comunidade.
A recuperação será gradual, mas estamos a avançar, juntos.
 
Primeiro a segurança. Primeiro as pessoas.
 
Continuaremos a acompanhar e a informar sempre que se justifique.
 
16 Fev. 2026

António José Seguro esteve hoje no concelho de Montemor-o-Velho para acompanhar no terreno a situação provocada pelas cheias e manifestar apoio às populações afetadas.
 
Na visita a Pereira, Santo Varão (Ponte da Formoselha), Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (Marujal), Ereira e Montemor-o-Velho (Casal Novo do Rio), o Presidente da República eleito pôde observar de perto a dimensão do impacto no território.
 
Ao longo do percurso, António José Seguro e José Veríssimo contactaram diretamente com a população, ouviram testemunhos, acompanharam a realidade vivida nas diferentes freguesias e recolheram informação considerada fundamental para avaliar os desafios que se colocam na recuperação do concelho.
 
Nas várias paragens, foi também evidente a resiliência das comunidades locais, que, apesar das dificuldades, manifestaram confiança e otimismo na recuperação e no futuro do território.
 
António José Seguro sublinhou a importância de uma resposta célere e articulada entre as diferentes entidades, reforçando a necessidade de medidas que permitam recuperar o território e prevenir a repetição de situações semelhantes. Garantiu ainda que continuará atento à evolução da situação.
 
Durante os vários momentos de proximidade, deixou palavras de conforto e esperança às populações, reconhecendo igualmente o empenho das forças de segurança, proteção civil, militares e voluntários que permanecem no terreno.
16 Fev. 2026

As águas baixaram visivelmente no Vale do Mondego, permitindo já a reabertura de algumas importantes vias de comunicação, nomeadamente a ex-EN111 e a estrada de ligação entre Formoselha e Granja do Ulmeiro.
Contudo, mantém-se ainda uma grande concentração de água no vale, persistindo vários condicionamentos e constrangimentos à circulação.
 
 
? Situação hidrológica
  • O caudal no açude-ponte situa-se atualmente nos 685 m³/s;
  • A Barragem da Aguieira encontra-se em descida, nos 84% da sua capacidade.
 
? Apesar das melhorias registadas, a circulação no concelho continua muito condicionada.
Importa esclarecer que, de acordo com a informação que dispomos até ao momento, a A14 se mantém encerrada no troço entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz, nos dois sentidos.
Apela-se à consulta regular do mapa municipal de vias condicionadas, antes de qualquer deslocação: https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing.
 
? Face ao início do pagamento de portagens na A14 e na A1, na sequência do fim do estado de calamidade, o Presidente da Câmara Municipal voltou a apelar ao Governo para a manutenção da isenção, uma vez que a circulação no território continua significativamente condicionada.
 
 
Estamos numa fase de recuperação gradual. A normalização total da situação ainda irá demorar, exigindo acompanhamento contínuo.
 
Montemor-o-Velho tem demonstrado força, união e resiliência.
Vamos ultrapassar mais este desafio, com responsabilidade e serenidade.
 
 
ℹ️ Novas atualizações serão partilhadas sempre que se justifique.
 
16 Fev. 2026

Continuamos a atualizar, de forma permanente, a informação relativa às vias condicionadas à circulação rodoviária no concelho de Montemor-o-Velho.
 
Neste momento, a circulação na EN111 encontra-se normalizada. Ontem, grande parte desta importante via já estava reaberta, mantendo-se apenas condicionado o troço entre a Carapinheira e Meãs do Campo, situação que se encontra agora regularizada.
 
⚠️ Apesar da reabertura de várias estradas, a proximidade da linha de água a algumas vias e a sujidade ainda existente no piso exigem circulação com especial precaução.
 
Com o progressivo baixar do nível da água, são já diversas as vias reabertas ao trânsito. Ainda assim, recomenda-se a consulta prévia do mapa atualizado das vias condicionadas: https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=1xH0QEN8e6JLO29gvEHsz5Bn79nI&usp=sharing
 
Esta informação é articulada com o Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho e encontra-se em atualização contínua.
 
14 Fev. 2026

Apesar da chuva ter parado, a situação no Vale do Mondego permanece exigente e continua a requerer vigilância reforçada em todo o território.

As águas continuam a subir em Montemor-o-Velho, Ereira, Verride e Caixeira, exigindo acompanhamento permanente.

? Situação hidrológica
- A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a 89% da sua capacidade;
- O caudal no açude-ponte encontra-se em descida, situando-se nos 1.250 m³/s.

O Município mantém articulação constante com a Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de ajustar a gestão dos caudais.
Contudo, ainda não existem previsões concretas quanto ao restabelecimento da normalidade.

Entramos agora numa fase de acompanhamento dia a dia, aguardando que a água comece gradualmente a escoar.

⚠️ Mantém-se essencial:
- continuar vigilante;
- evitar comportamentos de risco;
- acompanhar apenas informação oficial.

Primeiro a segurança. Primeiro as pessoas.

ℹ️ A monitorização prossegue de forma contínua e a informação será atualizada sempre que se justifique.

12 Fev. 2026

Na sequência da subida do nível das águas, verificou-se o acionamento do dique fusível do Periférico Direito, próximo do Casal Novo do Rio.
Importa esclarecer que esta infraestrutura foi concebida precisamente para, em situação de cheia, ceder de forma controlada, aliviando a pressão das águas e encaminhando-as para o Periférico Direito.
O dique encontra-se, por isso, a cumprir a função para a qual foi projetado.
 
As equipas permanecem no terreno a acompanhar a evolução da situação, garantindo que todas as medidas necessárias são adotadas para salvaguardar a segurança das populações.
 
Primeiro a segurança. Primeiro as pessoas.
 
Novas informações serão divulgadas sempre que se justifique.
12 Fev. 2026

Face ao agravamento das condições meteorológicas e consequentemente do risco de cheias, todos os estabelecimentos escolares do concelho de Montemor-o-Velho vão estar encerrados, por razões de segurança, amanhã, sexta-feira, dia 13 de fevereiro.
 
A decisão tem caráter preventivo e visa salvaguardar a segurança das crianças, dos jovens, das famílias e de toda a comunidade educativa e foi tomada em estreita articulação entre o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, o Município e as entidades de Proteção Civil.
 
A situação continuará a ser avaliada de forma permanente, sendo prestadas novas informações sempre que se verifiquem alterações nas condições de circulação e de segurança.
? Apela-se à compreensão de todos, reforçando que a segurança é, neste momento, a prioridade absoluta.
 

Saber...