Informa-se que, entre os dias 26 de janeiro e 30 de maio de 2026, a EN 341, próximo do Centro Beira Mondego, em Santo Varão, estará com trânsito condicionado devido a trabalhos de construção de uma Passagem Superior Pedonal na Linha do Norte (km 201+583), pela IP - Infraestruturas de Portugal, S.A..
Montemor-o-Velho | 14 fevereiro, 15h
Inscrições gratuitas. Abertas até 2 de fevereiro devendo ser efetuadas através do formulário online disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8VwcwR6gXTPw4gMgDeC0Az8eQ5bBnJRp6LyWp7Gsfd6UhsQ/viewform
Organização: Associação Fernão Mendes Pinto, em parceria com o Município de Montemor-o-Velho.
Criatividade, alegria e aprendizagem voltam a desfilar pelas ruas de Montemor-o-Velho no próximo dia 14 de fevereiro, com a 37ª edição do Carnaval para a Infância e Juventude, este ano subordinada ao tema “A Sustentável Beleza de Ser… Narrativas de Aprendizagem”.
Aberta a toda a comunidade, a iniciativa convida escolas, associações, instituições e grupos informais a participarem num desfile que celebra a infância, a juventude e os valores da educação e da sustentabilidade. As inscrições decorrem até 2 de fevereiro e podem ser efetuadas através do formulário online disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8VwcwR6gXTPw4gMgDeC0Az8eQ5bBnJRp6LyWp7Gsfd6UhsQ/viewform
Promovido pela Associação Fernão Mendes Pinto, em parceria com o Município de Montemor-o-Velho, este evento afirma-se como uma verdadeira festa comunitária, incentivando a participação ativa de crianças, jovens, famílias e comunidade em geral, num ambiente marcado pela imaginação, pela cooperação, pela partilha e pelos afetos. Mais do que um desfile, o Carnaval para a Infância e Juventude assume-se como um momento de aprendizagem, encontro intergeracional e expressão coletiva.
O desfile terá início na Rua Mendanha Raposo, seguindo pela Rua Fernão Mendes Pinto e pela Rua Dr. José Galvão, terminando no Anfiteatro Municipal, onde a festa continuará com momentos de animação.
Caso as condições meteorológicas não permitam a realização do desfile pelas ruas, ao ar livre, o evento realizar-se-á no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, assegurando o conforto, a segurança e o entusiasmo de todos os participantes.
A peça “A Casa de Bernarda Alba”, apresentada pela Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA), subiu ao palco do Fórum Cultural de Montemor-o-Velho este sábado, dia 17 de janeiro, proporcionando ao público uma noite marcada pela intensidade dramática e pela qualidade artística.
Baseada na obra homónima de Federico García Lorca, a encenação, assinada por Carlos Alves e Fernando Contente, contou com a interpretação das 12 atrizes da FIRA, que deram vida a uma narrativa profundamente emocional, marcada por tensões, silêncios e conflitos intemporais.
O espetáculo contou com a presença do adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Cláudio Dias, e do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, evidenciando o reconhecimento institucional do trabalho desenvolvido pela FIRA e o papel fundamental do movimento associativo na promoção da cultura no concelho.
De entrada gratuita, esta apresentação integrou a programação cultural municipal e deu continuidade ao percurso de sucesso da peça, que já havia sido apresentada em novembro, na sede da FIRA, onde conquistou o público e encheu o espaço da centenária associação. A reposição no Fórum Cultural reforçou a vitalidade do projeto artístico e a capacidade da FIRA em levar produções de qualidade a diferentes palcos do concelho.