Unidade Móvel de Saúde de Montemor-o-Velho combate a doença COVID-19

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Montemor-o-Velho foi hoje entregue à Câmara Municipal e já está pronta para ajudar a combater a pandemia, estando ao serviço temporário da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Montemor-o-Velho para a realização de testes da COVID-19 nos concelhos de Montemor e Soure.

Adquirida pelo Município de Montemor-o-Velho, no âmbito do projeto piloto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, a viatura elétrica pretende apoiar a população, em particular a que se encontra em situação mais vulnerável, através da presença de equipas multidisciplinares nas áreas de cuidados de saúde e apoio psicológico e social.

“A viatura elétrica está dotada com diversos equipamentos médicos que possibilitam a prestação de um atendimento presencial de qualidade, em qualquer local do concelho, por técnicos de saúde devidamente habilitados para o efeito”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Para Emílio Torrão, “este é um projeto de saúde em proximidade que, em articulação com as autoridades de saúde locais e com a UCC, vai prestar um atendimento essencial em cuidados de saúde primários de forma mais eficaz e em prontidão, uma vez que são pessoas conhecidas que vão tratar dos setores da população mais vulneráveis, nomeadamente os seniores e as pessoas que precisam de alguma atenção por parte da área da saúde”.

Devido “às deslocalizações das extensões de saúde e do atendimento médico”, o edil montemorense reforçou que “os municípios de Montemor-o-Velho e de Condeixa-a-Nova insistiram, desde o primeiro momento, na implementação do projeto que vai dar uma resposta a uma ambição já antiga da população” e que, devido à atual situação, “já mostrou a sua mais-valia, pelo que é intenção da CIM-RC alargar a iniciativa aos restantes municípios”.

Recorda-se que o projeto piloto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE permitiu aos municípios de Montemor-o-Velho e de Condeixa-a-Nova adquirirem duas viaturas, numa ação desenvolvida através da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que contou também com a parceria da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

A iniciativa “Região de Coimbra + PROXIMIDADE” é promovida pela CIM RC, e é apoiada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).