Montemor-o-Velho assinala Dia Nacional da Reabilitação Respiratória

Para assinalar o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, o Município de Montemor-o-Velho divulga o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica, produzido no âmbito do projeto CENTR(AR): pulmões em andamento, a decorrer no concelho, e que resulta de parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

O CENTR(AR) é um projeto que combate a inatividade física e o isolamento social das pessoas com doença respiratória crónica, estabelecendo uma articulação entre o Município e os serviços de saúde, permitindo o acesso à reabilitação respiratória e integrando as pessoas na comunidade.

O projeto pretende ainda alertar e sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde e do desporto para a importância das doenças respiratórias crónicas (DRC), desenvolver e implementar a reabilitação respiratória comunitária com as equipas de saúde e nas infraestruturas comunitárias (centros de saúde), e disponibilizar um conjunto de atividades físicas municipais já existentes para que as pessoas com DRC possam, também, integrá-las.

Neste sentido, foram dinamizadas ações de capacitação destinadas aos profissionais de desporto do Município, no sentido de proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas, de forma a incluir as pessoas com doença respiratória crónica nas diferentes atividades físicas que decorrem na comunidade, como é o caso do programa Seniores em Movimento.

Paralelamente, 20 munícipes com doenças respiratórias crónicas participaram no programa de Reabilitação Respiratória. Durante 3 meses, em sessões com cerca de 2 horas, os participantes trabalharam dinâmicas de fisioterapia respiratória e psicoeducativas, nas quais foram abordadas questões relativas às doenças respiratórias crónicas e à gestão de sintomas – prevenção e exacerbações, medicação e oxigénio, nutrição, sono, stress, ansiedade e recursos da comunidade.

Desde 12 de abril e até 5 de julho, encontra-se a decorrer um novo ciclo de sessões, nas instalações das Piscinas Municipais, com participação de 12 munícipes identificados pelos Serviços de Saúde.

A prática de atividade física é fundamental para promover a saúde, as interações sociais e manter os benefícios da reabilitação respiratória em pessoas com doenças respiratórias crónicas. No manual agora disponibilizado, encontram-se descritas as atividades físicas desenvolvidas no Concelho, consideradas como essenciais na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

Recorda-se que o projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento” é desenvolvido pela Universidade de Aveiro-Escola Superior de Saúde, no âmbito da atividade do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R), em colaboração com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Administração Regional de Saúde do Centro e os Municípios de Aveiro, Estarreja, Oliveira do Bairro e Montemor-o-Velho.
O projeto é apoiado através da iniciativa Portugal Inovação Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, Portugal 2020 e POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Leia o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica aqui.