Biblioteca Municipal Afonso Duarte lotada para ouvir falar de Saramago

"José Saramago: o ser humano como matéria de trabalho" foi o tema da palestra proferida esta manhã, dia 10 de janeiro, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), por Carlos Reis.
Perante várias dezenas de alunos e alunas da Escola Secundária de Montemor-o-Velho e da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, professores, público e entidades, que lotaram o auditório da BMAD, o professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago falou do homem, do escritor e da matéria de trabalho do Nobel de Literatura em 1998: o ser humano.
"Saramago olhou para quem o rodeava, para as pessoas que o rodeavam, para a história do seu país, para os problemas que vivia e que vivíamos e que vivemos e escreveu sobre isso".
Ao passar em revista "alguns aspetos da viagem pessoal e literária de Saramago", Carlos Reis demonstrou "o trajeto de alguém que, ao longo de um conjunto alargado de obras, se preocupa centralmente com o ser humano".

No final da palestra, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, agradeceu a Carlos Reis por "este imenso privilégio de estarmos aqui reunidos a falar de um grande homem (...) e por ter ido muito além do que é José Saramago. Foi uma aula sobre José Saramago, sobre a literatura, o português, a União Europeia, os direitos humanos..."
Dirigindo-se à jovem plateia, Diana Andrade mostrou-se "orgulhosa" pela participação e interesse dos jovens estudantes e referiu que "não podíamos deixar de assinalar convosco, com os donos do presente e do futuro, o grande nome da nossa literatura, que é José Saramago".
Na ocasião, a vice-presidente recordou que o centenário de José Saramago foi um momento importante e que tem vindo a ser assinalado no concelho, por várias entidades, tendo destacado, por exemplo, a construção, por parte de um jardim de infância do concelho, da maior flor do mundo, tal como o menino do livro de Saramago.

Ainda no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, a BMAD tem patente, até 31 de janeiro, a exposição de pintura "Sentir Saramago", da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesas.
Conceição Ruivo, presidente da Associação, explicou que a exposição "resultou em 50 obras de artistas de várias nacionalidades" e que foi exibida, pela primeira vez em Azinhaga, terra de Saramago.