Itens filtrados por data: domingo, 20 novembro 2022
Este fim de semana, o plogging juntou dezenas de participantes que, enquanto caminhavam ou corriam, recolheram lixo em cinco freguesias do concelho de Montemor-o-Velho.
A iniciativa, dinamizada pelo Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia, marcou o arranque da programação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Nem a chuva afastou os/as "ploggers" de praticarem exercício e cuidar do ambiente em Carapinheira, Meãs do Campo, Tentúgal, Seixo de Gatões e Verride.
No domingo, dia 20 de novembro, o vereador da Câmara Municipal, José Veríssimo, congratulou-se com a realização de “uma iniciativa que é um enorme e gratificante exemplo de cidadania e agradeceu a todos/as os/as participantes por valorizarem o que é de todos nós”.
 
O plogging regressa ao concelho de Montemor-o-Velho no próximo sábado, em Arazede, Ereira, Liceia, Pereira e Santo Varão.
Publicado em Notícias
Os 100 anos do nascimento do escritor José Saramago foram o momento escolhido para relembrar a ligação do Prémio Nobel da Literatura a Tentúgal e, em particular, a sua ligação ao órgão de tubos e “às meninas do Coro” da Imaculada Conceição de Tentúgal.
 
Na tarde de domingo, dia 20 de novembro, o coro feminino encantou o público presente na Igreja da Nossa Senhora do Carmo e fez recordar o dia em que José Saramago se tornou um dos principais mecenas responsáveis pela recuperação do órgão de tubos, ao doar cerca de cinco mil contos (cerca de 25 mil euros em moeda atual).
 
Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal, Sílvia Monteiro, à época responsável pelo coro, Ricardo Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, e José Craveiro foram alguns dos presentes que recordaram o gesto de generosidade do escritor e a sua importância para a preservação do património.
 
No momento, o autarca montemorense, com confiança no futuro, anunciou “o mapeamento da Cultura do Convento de Nossa Senhora do Carmo como investimento prioritário, fruto do trabalho do Município, da Junta e de José Craveiro”.
“Continuamos, em parceria, a promover a recuperação do património do concelho”, reiterou Emílio Torrão, no decorrer do momento de confraternização.
Publicado em Notícias

Igreja da Nossa Senhora do Carmo

15h Concerto do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal

16h Testemunhos

17h Convívio

 

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 20 novembro 2022 18:47

Magusto Popular UFAVVNB | Verride

20 de novembro/domingo | Centro Cultural de Verride
9h30 Caminhada com pontos de animação e jogos tradicionais
13h Almoço
14h Castanhada – Início da tarde animada com várias entidades da União de Freguesias
 
Org.> União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB)
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 20 novembro 2022 18:42

42º aniversário do CACTO | Tojeiro

13h | Almoço de aniversário: entradas, sopa gandareza, pá de porco d’Outono acompanhado com arroz de cogumelos e couve salteada.

Sobremesa: bolo de aniversário e castanhas (magusto).

 

Sócios 10 castanhas, não sócios 12 castanhas e grátis para crianças até aos 12 anos.

Publicado em Agenda Cultural
19 e 20 de novembro/sábado e domingo
 
19/ Convívio de Pesca Desportiva na Praia Fluvial
20/ Almoço Convívio na ACDSE
Publicado em Agenda Cultural
A sede do Grupo Recreativo Revelense (GRR) voltou a transformar-se numa típica casa de Fados. Na noite de sábado, dia 19 de novembro, a associação da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca engalanou-se para um serão com casa cheia, dedicado ao Património Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pela UNESCO em 2011.
 
Na Noite de Fados que juntou sócios e muitos amigos do GRR, José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado por Nuno Valente, presidente da União de Freguesias, elogiou “o trabalho desenvolvido pela jovem direção do Grupo Recreativo Revelense e a sua dedicação à comunidade”.
 
Sara Travassos e Cláudio Dias, no Fado de Lisboa, e José Alberto, no Fado de Coimbra, acompanhados por Tiago Cordeiro (guitarra) e Carlos Ligeiro (guitarra portuguesa), proporcionaram mais um momento repleto de beleza e emoção.
Publicado em Notícias
domingo, 20 novembro 2022 11:09

Pereira mais animada com sopas e castanhas

As sopas quentinhas e as castanhas assadas foram o pretexto perfeito para uma noite de convívio e de elogio ao associativismo que juntou centenas de pessoas em Pereira. No sábado, dia 19 de novembro, o Pavilhão Gimnodesportivo encheu-se para a 1ª Festa das Sopas e da Castanha, organizada pela Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira.
 
O vereador da Câmara Municipal, José Veríssimo, foi um dos convivas que se associou ao evento que “mostrou o imenso trabalho que as diversas secções da ADCR de Pereira têm desenvolvido”. Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, José Veríssimo reforçou que "o sucesso deste evento, feito com a união e o esforço das diversas secções da ADCRP, reflete que o futuro da associação tem tudo para ser ainda melhor”.
 
Às sopas preparadas pelo Grupo de Teatro O Celeiro, Futebol Sénior e de Formação, Grupo Folclórico da Vila de Pereira, Karaté Shukokai do Baixo Mondego, Academia de Música de Pereira, ADCR Pereira Trail Running Team e Grupo de Música Tradicional Cantares da Vila, os comensais puderam ainda saborear a bifana à ADCRP, o arroz doce da Comissão de Festas Nossa Senhora do Pranto 2024, tendo estado ainda disponível um serviço de bar, bem como um espaço preparado para as crianças e animação com DJ.
Publicado em Notícias
Leituras Partilhadas . "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner
por Maria José Costa (CITEC)
 
20 novembro / domingo / 17h30
Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho
 
Org.> CITEC
Publicado em Agenda Cultural

Saber...