O Município de Montemor-o-Velho tem a decorrer o primeiro Orçamento Participativo, um convite aos munícipes para apresentarem as suas ideias e projetos para transformar o concelho, reforçando a participação dos cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida do concelho.
O prazo para apresentação de propostas para esta edição do Orçamento Participativo, que engloba também uma vertente de Orçamento Participativo Jovem, é de 16 de julho a 15 de agosto.
Em https://op.cm-montemorvelho.pt, os/as cidadãos/ãs com mais de 18 anos recenseados/as no Município ou estudantes, no ativo, a partir dos 14 anos, que frequentem estabelecimentos escolares em Montemor-o-Velho, podem registar-se e apresentar as suas ideias.
Assim, os/as munícipes vão poder decidir sobre o uso a dar a uma parte do orçamento municipal, ajudando, deste modo, na construção de um concelho mais esclarecido, participativo, plural, democrático, ativo e transparente.
As ideias a apresentar, no âmbito do Orçamento Participativo e do Orçamento Participativo Jovem, devem abranger áreas de competência do Município podendo, por exemplo, incidir sobre o Espaço Público e Espaços Verdes, Educação e Juventude, Cultura, Desporto ou Ambiente e Alterações Climáticas.
O valor total a afetar ao Orçamento Participativo para 2024 é de 50 mil euros, sendo 35 mil euros destinados ao Orçamento Participativo e 15 mil euros ao Orçamento Participativo Jovem.
Informação complementar:
Tem uma ideia para transformar o seu concelho? Orçamento Participativo: todas as ideias contam
Datas importantes:
O Município de Montemor-o-Velho vai desenvolver duas sessões de sensibilização sobre o Paul do Taipal, com vista a informar, esclarecer e envolver a comunidade na preservação daquela reserva natural.
O desfile de Vestidos de Chita e moda vintage surpreendeu o muito público presente no recinto da festa em Honra de Nossa Senhora das Dores, na Carapinheira, no dia 13 de julho.
Célia Craveiro, chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, elogiou a comissão dos festejos “por continuar a promover eventos que mantêm vivas as tradições” e todas as pessoas que “contribuíram para tornar o serão ainda mais especial, desde quem esteve em cima do palco até quem preparou os modelos apresentados”.
Reunindo público e participantes de todas as idades, o convívio e a criatividade andaram lado a lado numa noite que ficou concluída com um baile a cargo da “Musical Band”.
No dia 12 julho, no salão nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, realizou-se a cerimónia de tomada de posse de dois novos adjuntos de Comando, o Oficial de 2.ª Nuno Santa Rita e o Chefe Paulo Matos.
“É uma nomeação merecida que reconhece o mérito e a longa experiência destes dois bombeiros voluntários. Este reforço da estrutura de Comando vem, também, garantir a continuidade do excelente trabalho que a corporação montemorense tem vindo a desenvolver e assegurar o futuro desta instituição”, referiu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Na companhia de Fernando Carvalho, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, de Nuno Rasteiro, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV), dos Órgãos Sociais da AHBVMV, de Joaquim Carraco, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, e de elementos do Comando, o edil montemorense garantiu que “as boas relações institucionais são para continuar” e desejou “os maiores sucessos” aos novos adjuntos.
Com a tomada de posse, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho passam a contar com três adjuntos de Comando: José Morais, Nuno Santa Rita e Paulo Matos.
Estiveram também presentes na cerimónia elementos do quadro ativo e da Escola de Infantes e Cadetes.
No dia 13 de julho, a Junta de Freguesia da Carapinheira assinalou o 34º aniversário da elevação de Carapinheira a vila.
“Hoje é um dia feliz para a Carapinheira, para os carapinheirenses e para todas as pessoas que têm ajudado a vila e a freguesia a crescerem e a revelarem todo o seu potencial nas mais diversas áreas, desde a educação, a juventude, social ou o associativismo”, sublinhou a chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, no momento comemorativo.
Na companhia do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, e demais convidados e entidades, Célia Craveiro reiterou: “Que continuem a apostar no futuro, a sentir orgulho em ser da Carapinheira e que continuem a contribuir para o crescimento e valorização do nosso território".
O programa comemorativo contou, entre outros, com a realização da sessão solene, no Pavilhão das Associações, e com a inauguração de um monumento alusivo ao associativismo, junto à Igreja Matriz, da autoria do escultor António Nogueira.
1 a 5, 8 a 12 e 15 a 19 de julho de 2024