Centenas de figurantes e dezenas de veículos agrícolas cumpriram, esta manhã, o trajeto entre a Igreja Matriz de Meãs do Campo e o Parque Verde de Santo Isidro. O tradicional desfile etnográfico foi um dos pontos altos da Festa da Colheitas, realizada em honra de Santo Isidro, padroeiro dos Agricultores, que se realizou entre 26 e 28 de agosto.
No regresso das festividades aos campos do Baixo do Mondego, nas Meãs do Campo, "o cenário perfeito para honrar e celebrar Santo Isidro", o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, saudou a realização de “uma festa que tem a ver com a humildade, com o espírito de trabalho e com respeito por aquilo que a terra nos dá".
À margem das festividades, Nuno Gonçalves deixou ainda palavras de elogio à organização da Junta de Freguesia de Meãs do Campo e referiu: "Paralelamente à importância dos festejos para a comunidade, esta comemoração contribui também para a promoção do concelho de Montemor-o-Velho e das suas riquezas naturais, gastronómicas e culturais".
No decorrer dos festejos, Paulo Valente, presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, mostrou-se muito satisfeito por ter sido possível voltar a realizar a Festa das Colheitas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos quantos colaboraram e contribuíram para o sucesso da festa.
Depois do desfile, realizou-se a Missa Campal, onde foram benzidas as gentes e as terras, tendo ainda sido apresentadas as tradicionais oferendas, como simbolismo da riqueza e do amor pela terra, do que é necessário para a subsistência da humanidade, bem como da gratidão e da humildade no momento de colher os alimentos.
Assim e após a Eucaristia junto aos Campos do Mondego, a festa continuou com o sempre animado almoço de confraternização.
Durante a tarde, a Festa das Colheitas teminou com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.
A noite foi de luar e de muita música na sede da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMMVG).
Esta sexta-feira, dia 26 de agosto, o concerto de Adelaide Sofia e de Luís de Sousa, promovido pela UFMMVG, proporcionou um serão cultural que pretendeu dinamizar o centro histórico da Vila de Montemor-o-Velho.
Uma iniciativa que, de acordo com o presidente da UFMMVG, António Pardal, já começou em julho com uma programação dedicada aos mais jovens, e que a União de Freguesias pretende alargar a outras localidades.
Presente na ocasião, o Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, reconheceu a importância de descentralizar a cultura e, simultaneamente, afirmar o território e deixou palavras de elogio à iniciativa da União de Freguesias.
A emoção do ciclismo continua em Montemor-o-Velho com a 22ª edição do Troféu Alves Barbosa a regressar à estrada, nos dias 3 e 4 de setembro, para promover o ciclismo junto das camadas mais jovens.

Esta sexta-feira, a mobilidade concelhia vai ser reforçada com a abertura à circulação da Variante do Centro Náutico. Esta nova variante vai facilitar a acessibilidade entre as freguesias de Santo Varão e Pereira e a sede do concelho de Montemor-o-Velho.
A inauguração da Variante do Centro Náutico vai ter lugar no dia 19 de agosto, sexta-feira, pelas 10h30, em Montemor-o-Velho, junto à via paralela ao Centro Náutico.
Contamos consigo!