Monos/ Monstros / Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos Verdes

Resíduos volumosos, vulgarmente conhecidos por monos ou monstros, são objetos volumosos e/ou pesados, fora de uso, provenientes das habitações e que, pelo seu volume, forma ou dimensões não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção.

São considerados como monos, mobílias, eletrodomésticos (frigoríficos, televisores, micro-ondas, entre outros), sofás, colchões, entre outros.

À semelhança de outros resíduos, os monos têm um destino adequado, podendo ser transformados em novos objetos.

No entanto, a reutilização ou recuperação dos monos, reduz a produção de resíduos. Nesse sentido, avalie previamente se podem ser úteis para outra utilização.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho disponibiliza um serviço de recolha e transporte monos, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e resíduos verdes ao domicílio, através de marcação prévia.
A recolha de monos, REEE e resíduos verdes provenientes de particulares processa-se, de segunda a sexta-feira, em horário diurno, e efetua-se em hora, data e local a acordar entre a entidade gestora  e o munícipe.
A recolha de monos até 4 unidades, REEE até 4 unidades e de resíduos verdes, até 1 m3 é gratuita.
Acima destas quantidades a prestação do serviço está sujeita ao pagamento de tarifa, conforme previsto no Tarifário de Resíduos Urbanos em vigor.
Regras de deposição
Compete ao munícipe colocar os objetos domésticos fora de uso devidamente acondicionados em local acessível à viatura de recolha.
Os detentores de resíduos verdes devem acondicionar e transportar para local acessível, à viatura de recolha, e de acordo com as indicações da entidade gestora, devendo respeitar as seguintes condições:
- As ramagens das árvores devem ser atadas e não exceder os 0,5 metros de diâmetro e 1,5 metros de comprimento;
- Todos os resíduos verdes que não sejam possível atar, tais como relva, aparas ou outros devem ser acondicionados em sacos devidamente fechados;
- Quer os sacos, quer os molhos não devem exceder os 10 kg de peso isoladamente.
Não é permitido colocar nos equipamentos de deposição, vias e outros espaços públicos, monos, REEE e resíduos verdes.
A deposição de resíduos não autorizados neste sistema de recolha, punível com coima, incluindo no exterior dos contentores, pode e deve ser reportada aos serviços de ambiente da GNR (SEPNA) e/ou ao Município de Montemor-o-Velho. Para o efeito deve indicar a tipologia de resíduos abandonados, matrículas de viaturas, bem como a data e a hora da(s) ocorrência(s).

O pedido pode ser efetuado através de:

- Telefone (239 687 300)

- Presencialmente na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no Balcão Único de Atendimento entre as 9:00 – 12:30 e as 14:00 – 16:00

A deposição de resíduos não autorizados neste sistema de recolha, punível com coima, incluindo no exterior dos contentores, pode e deve ser reportada aos serviços de ambiente da GNR (SEPNA) e/ou ao Município de Montemor-o-Velho. Para o efeito deve indicar a tipologia de resíduos abandonados, matrículas de viaturas, bem como a data e a hora da(s) ocorrência(s).