Itens filtrados por data: segunda, 30 setembro 2019

Em Liceia, celebrar o padroeiro S. Miguel é também sinónimo e um pretexto para visitar a freguesia e admirar os magníficos tapetes de flores que, anos após ano, continuam a surpreender e a crescer em área.
No dia 29 de setembro, a fé e a devoção saíram à rua acompanhadas da criatividade e de uma manifestação de um forte espírito comunitário que não deixou ninguém indiferente.
Visivelmente satisfeita com o resultado final, Telma Simões, uma das mentoras da iniciativa, referiu que “a aventura dos tapetes floridos começou há cerca de 10 anos e, em 2019, contou com a participação de uma centena de voluntários”.
Ao referir a iniciativa foi “organizada pela Junta de Freguesia de Liceia com a colaboração da comunidade, e que teve também o apoio do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia (CCRDL), do Município de Montemor-o-Velho e da Comissão Fabriqueira da Igreja de S. Miguel”, Telma Simões sublinhou: “É um esforço notável e é a demonstração do empenho e da dedicação de toda a população que, de forma gratuita, ajudou a criar os moldes em ferro para montagem de alguns motivos presentes nos tapetes, que ofereceu as flores e a verdura, bem como ajudou a preparar os tapetes floridos e que enfeitou as entradas das suas casas”.
A procissão, que incorporou as imagens litúrgicas de S. Miguel, S. Sebastião Mártir, Santa Teresa, S. José, Imaculada Conceição, Nª Sr.ª da Saúde, Nª Sr.ª de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, foi abrilhantada pela Banda Filarmónica de Lares – SIRL.
À margem do cortejo solene, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, foi perentório: “Mais uma vez, Liceia voltou a mostrar que é uma comunidade com uma força e um talento fora de série, sendo uma inspiração para todos nós. Estão de parabéns pela criatividade, pela visão e por conseguirem congregar esforços e vontades numa iniciativa que contribui também para a promoção da freguesia e do concelho”.
Os festejos iniciaram-se a 14 de setembro e terminam no próximo dia 5 de outubro com o IV Trilho de S. Miguel, organizado pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia tendo os apoios, entre outros, do Município de Montemor-o-Velho e da Junta de Freguesia de Liceia.
Os Tapetes de Flores vão poder admirados até à próxima quinta-feira, dia 3 de outubro.

Publicado em Notícias

No pavilhão da AFA – Amigos da Freguesia de Arazede continua tudo sobre rodas. A associação arazedense é a impulsionadora da modalidade de hóquei em patins no concelho de Montemor-o-Velho e, no dia 29 de setembro, celebrou 32 anos de vida.
A chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, esteve presente no momento festivo e, à conversa com a direção da AFA, aproveitou para destacar “a vontade, o dinamismo e a capacidade de trabalho” da equipa liderada por Dora Tinoco e fez votos para que “a AFA continue a ser um exemplo na área associativa e na promoção desportiva, mas também uma escola de formação capaz de continuar a descobrir novos valores para as modalidades do hóquei em patins e do ténis de mesa”.
“A atividade principal continua a ser o hóquei em patins, tanto na vertente de competição como na vertente de formação, todavia queremos continuar a dinamizar as nossas instalações e a oferta desportiva e de lazer”, esclareceu a presidente da direção da AFA, Dora Tinoco.
Depois da aposta no ténis de mesas, a dirigente aproveitou o dia de aniversário para dar a conhecer mais uma atividade que vai decorrer nas instalações da AFA e convidou os participantes a dar um pezinho de dança na aula aberta/sessão de demonstração. “Vamos ter, a partir de outubro, numa parceria com a escola de dança Afriklave, aulas de dança”, disse.
No decorrer da celebração do 32º aniversário da AFA, houve dança, uma apresentação/demonstração da Escola de Patinagem, bem como foram apresentadas as equipas de hóquei em patins (Sub-11; Sub-13; Sub-15 e Seniores Femininas) e dos atletas da modalidade de ténis de mesa da AFA.
O pavilhão da AFA recebeu também os jogos oficiais de Sub-15 (AFA – Sanjoanense C) e Sub-13 (AFA – Viseu).
O dia terminou com o tradicional corte do bolo de aniversário e um lanche partilhado.

Fotografias das atividades gentilmente cedidas pela AFA.

Publicado em Notícias

Depois de ter atravessado um período mais difícil, “os últimos cinco anos passaram num abrir e fechar de olhos” e são o resultado de “muita persistência” e que contaram com o apoio dos filarmónicos, do maestro André Viera, das entidades, da população e dos muitos amigos da Associação Filarmónica 25 de Setembro. No dia 29 de setembro, a sede apresentou-se de cara lavada e o presidente da direção, Bruno Costa, mostrou-se “extremamente feliz” por dirigir uma casa com 127 anos rodeada de gente que “apoia a associação e aplaude a banda à sua passagem”.
Ao lembrar alguns dos grandes eventos transformadores do mundo e do país, o dirigente disse: “A 25 de Setembro foi uma filarmónica que viu tudo e sobreviveu. As associações estão acima de tudo porque são formadas por pessoas que têm o interesse comum de elevar uma instituição”.
Com palavras de agradecimento a todos os que têm contribuído para o sucesso da instituição, Bruno Costa, no decorrer da sessão solene que contou também com as intervenções do vice-presidente da Assembleia Geral, Manuel Girão, do presidente do conselho fiscal, Joaquim Fabrício, e do vereador Alexandre Leal, sublinhou: “A filarmónica é uma casa de educação e que, desde sempre, educa e forma jovens”.
Na ocasião, reiterou que “as associações devem ser autossuficientes e que a 25 de Setembro tem conseguido desenvolver a sua ação dessa forma”, porém aproveitou o momento para deixar “um agradecimento sincero à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho” pelo reforço da verba do apoio à atividade regular. “Estamos muito contentes pelo reforço que tivemos neste ano de 2019 porque este apoio mais gordo permitiu comprar cortinados novos para nossa sede - que, pela primeira vez, fica com a cores da associação –, tratar de algumas brechas das paredes e pintar as paredes da nossa sala”.
Confiante no futuro da 25 de Setembro, o dirigente tem a intenção de criar um pequeno museu que retrate parte da história da instituição e reiterou: “A Associação Filarmónica 25 de Setembro está bem e recomenda-se”!
Presente no momento solene, a chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade sublinhou: “Sempre que os jovens estão envolvidos, os projetos têm tudo para correr bem”. Somando “o amor e a paixão” à receita de sucesso da 25 de Setembro, referido também nas diversas intervenções da solene, Diana Andrade recordou o período de dificuldades da associação e a sua superação, nomeadamente o papel do seu presidente. “Uma das razões do sucesso alcançado é porque o Bruno Costa é filarmónico e está por dentro das dificuldades e das potencialidades da instituição”.
Com palavras de elogio e incentivo, reforçou: “São uma filarmónica com muita juventude e que está a crescer. Mantenham este sucesso, sempre com juventude, paixão e amor”!
No decorrer da sessão solene e do miniconcerto foram também distinguidos os músicos com mais de 10 anos de dedicação à 25 de Setembro - Mariana Travassos, Carla Correia, Bruna Cadima, Joana Vieira, Francisco Azedo, Adriana Reis, Bruno Costa, André Maia -, assim como os músicos com mais de cinco anos de dedicação - Beatriz Carvalho, Sofia Rodrigues, Carolina Vieira, Ana Filipa Fonseca.
O dia festivo da comemoração do 127 aniversário da Associação Filarmónica 25 de Setembro foi ainda preenchido com as cerimónias do hastear e do arriar da bandeira, com a arruada pelo centro da Vila, com a missa na Igreja dos Anjos, com o almoço convívio e com o Porto de Honra.

Publicado em Notícias

No dia 29 de setembro, a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros esteve em festa. O desporto, o convívio, a gastronomia e as homenagens foram os ingredientes da comemoração do 33º aniversário que reuniu centenas de sócios, entidades e amigos da associação montemorense.
“Este ano, a nossa festa teve um sabor ainda mais especial. Desde março que foi emitido o alvará de autorização de utilização da nossa sede e, por isso, no dia do aniversário, decidimos homenagear os sócios fundadores da associação”, explicou Bruno Rodrigues, presidente da ACDRS de Quinhendros.
“É um dia de festa e convívio, mas é também um momento de lembrar a dedicação de todos aqueles que ajudaram a construir a associação. Queremos continuar a trabalhar em prol da comunidade e a atrair mais pessoas a Quinhendros e ao concelho”, reiterou.
Presente no momento festivo, Diana Andrade, chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, desejou “os maiores sucessos” à ACDRS de Quinhendros, deixou palavras de incentivo aos Corpos Socais para que “continuem a ser um exemplo de dedicação e união”, elogiou “o bonito gesto de homenagem aos sócios fundadores” e referiu: “É importante que as direções saibam reconhecer e distinguir quem se dedica ao tecido associativo e aproveitar essa energia para continuar a trilhar um caminho cheio de realizações”.
A par das distinções aos sócios fundadores – António Pardal, Ercílio Santa Rita, António Simões, António Santa Rita, António Fidalgo, Luís Gomes, Hermínio Moreno, Alcides Ramos, Joaquim Raposeiro, Joaquim Mendes Correia Raposeiro, António Tomé, António Gaspar e Joaquim Pereira -, o 33º aniversário contou com um almoço convívio, não faltando a 4ª edição da Corrida de Carrinhos de Rolamentos e a atuação do grupo de dança Dancequi.

Publicado em Notícias
segunda, 30 setembro 2019 14:13

Reunião Ordinária de Câmara

15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

Publicado em Reuniões de Câmara

Saber...