ana.ferreira

ana.ferreira

25 Abr. 2025

Montemor-o-Velho foi palco de uma experiência educativa única, repleta de História, natureza e aventura, que encantou 136 alunos e alunas das escolas básicas de Arazede e do Viso, esta quinta-feira, dia 24 de abril. 
 
A manhã começou com uma viagem ao coração da história local, através de uma visita guiada ao Castelo. A partir da janela das ruínas do Paço das Infantas, as personagens históricas da Infanta D. Teresa e de D. Sancha deram vida a episódios marcantes da história de Montemor-o-Velho, como a concessão da carta de foral no ano de 1212.
 
A diversão continuou com um animado peddy paper, que desafiou os jovens participantes a explorar e descobrir segredos escondidos nas muralhas do castelo. 
 
À tarde, foi tempo de descobrir a riqueza e a biodiversidade do Paul do Taipal. Para além de observarem as aves que fazem deste santuário da natureza o seu refúgio, os alunos e alunas ajudaram a cuidar e a preservar o património. No âmbito da candidatura Floresta Comum, e com o apoio do Município, os jovens ajudaram a plantar freixos, sabugueiros e lentiscos, contribuindo para a valorização deste importante ecossistema.
 
Esta atividade decorreu no âmbito do pacote de viagens que o Município de Montemor-o-Velho disponibiliza anualmente ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, permitindo a realização de visitas de estudo gratuitas dentro do concelho ao longo do ano letivo.
25 Abr. 2025

Em Montemor-o-Velho, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de comemoração do 51º aniversário do 25 de abril, que decorreu no renovado Salão Nobre, foi um dos momentos altos da celebração da Revolução dos Cravos que, este ano, abraçou também a genialidade e a importância de Camões.
 
Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, José Augusto Bernardes, Comissário-Geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, evocou a importância do autor d'Os Lusíadas na promoção da língua portuguesa, que perdura até à atualidade, lembrando a sua capacidade “de continuar a estar no coração dos portugueses cinco séculos depois”. “Camões é motivo de admiração e adesão”, continuando “a unir e a agregar a comunidade”, reiterou.
 
Assinalar o 25 de Abril é também um pretexto e uma oportunidade para refletir sobre a atualidade e a evolução da sociedade. Perante o Salão Nobre lotado, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, alertou para os desafios e usos da tecnologia. As novas realidades podem impedir uma tomada de “decisão livre e esclarecida”, colocando em perigo “a liberdade de escolha individual”, sublinhou.
Ao reiterar a defesa do municipalismo e do poder das pessoas com rosto, Emílio Torrão advertiu para os riscos dos fenómenos populistas, mantendo a confiança na juventude e no futuro. Fazendo referência ao talento e à inspiração de Luís de Camões e de Fernão Mendes Pinto, exortou os jovens para que “protejam e reinventem a democracia representativa”.
 
De igual modo, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, destacou a visão e a influência de Camões com “a capacidade de estar no futuro sem nunca lá ter posto os pés”, dando diversos exemplos da sua ligação ao nosso território e à nossa história recente, nomeadamente com a poesia camoniana “mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, pela voz de José Mário Branco, também associada às músicas de Abril.
Com palavras de agradecimento ao Presidente da Câmara e a todas as pessoas que, nos últimos anos, “têm contribuído para dar dignidade e visibilidade à comemoração desta data com cada vez mais participação popular”, Fernando Ramos reforçou a necessidade de continuar a celebrar este marco histórico da sociedade portuguesa. “É preciso continuar a imaginar e desassossegar”, promovendo os valores da democracia e do 25 de Abril, e continuando a construir “um mundo mais justo fraterno e solidário”.
 
A Sessão Solene da Assembleia Municipal contou também com as intervenções de Carolina Aires, da bancada da CDU, de Dulce Ferreira, da bancada da Coligação “Unir Pela Mudança” – PPD/PSD.CDS-PP, de Paulo Valente, da bancada do PS, e da vereadora da Coligação “Unir Pela Mudança” – PPD/PSD.CDS-PP, Maria João Sobreiro, que reiteraram o valor e a importância fundamental da democracia, da liberdade e do compromisso de todos para preservar os valores de Abril.
 
Os momentos musicais e de poesia, que evocaram Camões e o Dia da Liberdade, ficaram a cargo do grupo Sax & Companhia.
Antes da Sessão Solene, que começou com um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, foi apresentada a requalificação do edifício dos Paços do Município.
Já no renovado Salão Nobre, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, explicou as mudanças visíveis que “honram o passado”, mas que com a atualização tecnológica “passa a ser uma porta para o mundo”, bem como avançou que “este espaço fez história e vai continuar a fazê-la, com participação democrática, defendendo a democracia e o poder local”.
 
 
 
Manhã desportiva junta centenas de amigos e famílias na celebração da Liberdade
Cerca de 600 pessoas, que participaram na Caminhada pela Liberdade, no Passeio Familiar em Bicicleta e no Circuito das Freguesias em Bicicleta, assistiram, na Praça da República, ao Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional. Executado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho, o momento solene foi antecedido também por um minuto de silêncio em homenagem ao Sumo Pontífice.
Reunindo famílias e comunidade, as iniciativas desportivas proporcionaram uma manhã repleta de convívio intergeracional, de atividade física, de cultura com as performances de dança da Escola de Dança Renata Costa e do Estúdio de Dança Nadine Loureiro, e de (re)descoberta do território, celebrando a liberdade e a Revolução dos Cravos.
 
 
O programa comemorativo termina com os tradicionais concertos protagonizados pelas centenárias filarmónicas de Montemor-o-Velho, entre 1 e 4 de maio.
Assim, no dia 1 de maio, às 21h30, no Mercado de Meãs do Campo, atua a Associação Filarmónica 25 de Setembro.
Dia 2 de maio, pelas 21h30, é a AFUV – Associação Filarmónica União Verridense a protagonista de um concerto que terá lugar na sede da associação, em Verride, na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
O concerto da Academia Musical Arazedense realiza-se no dia 3 de maio, às 18h30, no Largo Arminda Baía, em Arazede.
A FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira encerra a programação com o concerto no dia 4 de maio, às 16h, no Centro Cultural Recreativo Desportivo do Moinho da Mata, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.
08 Abr. 2025

O I Festival dos Caldos e Sopas, promovido pelo Centro Paroquial de Solidariedade Social (CPSS) de Arazede, reuniu, no sábado, dia 5 de abril, mais de uma centena de participantes num momento de convívio, partilha em torno da gastronomia tradicional.

 

O salão da AMA – Academia Musical Arazedense – encheu-se de sabores e boa disposição, com os comensais a saborearem iguarias como a sopa gandaresa, a sopa da pedra, a canja de galinha, a sopa de grão-de-bico, a sopa de marisco, a sopa de peixe, a sopa de nabos, o caldo verde ou a sopa à lavrador.

 

A chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, marcaram presença no evento, que celebrou a gastronomia, o convívio, as tradições, o espírito de entreajuda e a união.

 

O jantar foi animado pelas atuações do fadista Miguel Simples e do Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro.

 

 

Fotografias gentilmente cedidas por Centro Paroquial de Solidariedade Social (CPSS) de Arazede

07 Abr. 2025

A 9ª edição do Torneio de Futsal Interfreguesias terminou este sábado e ficou marcada por uma emocionante celebração do espírito de união concelhia e desportivismo que juntou, entre os dias 15 de março e 5 de abril, cerca de 200 atletas que vestiram a camisola das Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho em 32 jogos.

 

A grande final, disputada no dia 5 de abril, trouxe as bancadas ao rubro num jogo renhido entre a Junta de Freguesia de Pereira e a Junta de Freguesia de Arazede. Após um empate a duas bolas, foi nas grandes penalidades que Arazede conquistou o troféu, destronando a vencedora da edição anterior.

Num ambiente de festa e com o pavilhão cheio, o espetáculo desportivo fez-se dentro e fora de campo, numa festa de celebração do território e da amizade que juntou todas as Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho.

 

Na cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, da vereadora Diana Andrade, da chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Célia Craveiro, e dos presidentes das Freguesias e Uniões de Freguesia, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, e o vereador do desporto, Décio Matias, destacaram que, tal como nas edições anteriores, o Torneio Interfreguesias continua a promover o convívio, o desportivismo, a coesão e o dinamismo do concelho.

O prémio Fair Play foi atribuído a duas equipas: da Freguesia de Ereira e da Freguesia de Liceia; João Canais, da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, conquistou o galardão de melhor marcador da fase de grupos.

A par da competição, a festa de encerramento incluiu momentos de animação com a Escola de Dança Afriklave.

 

Promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, em estreita colaboração com as Freguesias e Uniões de Freguesia, o IX Torneio de Futsal Interfreguesias contou com arbitragem da Associação de Futebol de Coimbra.

 

 

IX Torneio Futsal Interfreguesias | Classificação Final

1º JF de Arazede

2º JF Pereira

3º JF Ereira

4º JF de Meãs do Campo

5º JF de Tentúgal

6º JF Carapinheira

7º JF de Santo Varão

8º JF de Seixo

9º UF Montemor-o-Velho e Gatões

10º JF de Liceia

11º UF Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

 

Fair Play | JF de Ereira e JF de Liceia

 

Melhor Marcador | João Canais da UF Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

07 Abr. 2025

A Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, vai estar de portas abertas no sábado, dia 12 de abril, com uma programação especialmente pensada para todas as idades. A iniciativa "Sábados na Biblioteca", que também se vai realizar nos dias 31 de maio e 28 de junho, convida à descoberta de livros, histórias e atividades criativas.

A estreia acontece já no próximo sábado, com duas sessões de Hora do Conto e Expressão Plástica, agendadas para as 10h30 e as 15h. Pensadas especialmente para o público mais jovem, estas sessões combinam histórias encantadoras com momentos de criação artística.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva prévia, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número de telefone 239 687 040.

“Sábados na Biblioteca” é um convite aberto à comunidade para desfrutar de momentos de lazer e de cultura, e descobrir novos mundos entre os livros, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.

04 Abr. 2025

Cerca de 250 alunos e alunas do 1º ao 4º ano do Centro Educativo de Montemor-o-Velho, acompanhados por professores e assistentes operacionais, partiram à descoberta da história, do património e da cultura do concelho de Montemor-o-Velho.

Nas duas visitas de estudo realizadas nos dias 1 e 3 de abril, as crianças ficaram a conhecer melhor a Igreja do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, o Castelo e a Capela de Santo António.

Uma das personagens históricas que interagiu com os alunos e alunas foi Diogo de Azambuja, responsável pela construção do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, despertando a curiosidade dos mais novos sobre a História do concelho e das suas gentes.

No Castelo, a Infanta D. Teresa encantou os participantes com um momento cénico repleto de humor, curiosidades e factos históricos.

A iniciativa decorreu no âmbito do pacote de viagens que o Município disponibiliza anualmente ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, permitindo a realização de visitas de estudo gratuitas dentro do concelho ao longo do ano letivo.

02 Abr. 2025

A gastronomia e a cultura popular de Santo Varão e da região estiveram em destaque este domingo, dia 30 de março, no Festival das Sopas, promovido pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão.
 
Os aromas e os sabores tradicionais foram os embaixadores da gastronomia local numa iniciativa que reuniu dezenas de convivas no Centro Beira Mondego e contou com a presença do vereador Décio Matias.
 
A animação musical esteve a cargo do Grupo de Cordas da Escola Milho Rei do CRP de Formoselha.
 
 
06 Abr. 2025

 

6 de abril | Zambujeiro | Arazede
 
Org.> Comissão de Festas de São Tomé
02 Abr. 2025

No domingo, dia 30 de março, foi apresentado o novo espaço em Montemor-o-Velho da Communicare – Clínica de Desenvolvimento Infantil e Familiar, da terapeuta da fala e empreendedora montemorense Joana Rama.
O momento contou com a presença do vereador municipal Décio Matias, além de amigos, familiares e da equipa técnica.
 
O novo espaço da Communicare fica localizado na Rua das Escolas, Lote 1, R/C direito, em Montemor-o-Velho, e atua nas áreas de terapia da fala, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, osteopatia, audiologia e fisioterapia, dispondo também de uma sala de formação e de um Gabinete de Apoio Pedagógico, voltado para a vertente educacional.
 
 
Fotografias: Communicare
 
19 Mar. 2025

De acordo com informação do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê-se, para hoje e amanhã, períodos de chuva, por vezes forte que pode ser acompanhada ocasionalmente de trovoada, e vento forte com rajadas, estando o distrito de Coimbra em aviso amarelo, passando para laranja durante a madrugada de amanhã.
 
Recordamos que é importante adotar medidas de autoproteção por forma a minimizar danos:
  • Se circular na estrada, conduza com precaução acrescida, adote uma condução defensiva.
  • Em casa, mantenha os sistemas de escoamento de águas desobstruídos, evite deixar peças soltas em varandas e terraços e adote uma atitude pró-ativa e defensiva.
  • Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
  • Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
 
Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
 
 
Precipitação:
Aviso amarelo: 19 Mar 21:00 - 20 Mar 06:00
 
Vento:
Aviso amarelo:
19 Mar 09:38 - 20 Mar 00:00
20 Mar 06:00 - 20 Mar 12:00
 
Aviso laranja: 20 Mar 00:00 - 20 Mar 06:00
 
Agitação marítima:
Aviso amarelo: 20 Mar 03:00 - 20 Mar 12:00
Pág. 1 de 183

Saber...