ana.ferreira

ana.ferreira

13 maio 2025

Uma réplica da estátua do conjunto escultórico dedicado a Fernão Mendes Pinto vai partir de Montemor-o-Velho rumo ao Japão, onde estará em destaque, durante alguns dias, no pavilhão de Portugal na Expo Osaka.
 
No dia 12 de maio, a estátua em bronze do aventureiro e autor da Peregrinação — uma das grandes obras da literatura de viagens e um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo — foi cuidadosamente preparada para seguir viagem até ao Oriente. 
 
A iniciativa, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, visa continuar a promover o Município além-fronteiras, reforçando a ligação simbólica entre Montemor-o-Velho e o legado de Fernão Mendes Pinto, projetando o concelho como destino cultural e turístico.
 
No final desta épica viagem, a réplica da estátua regressará novamente a Montemor-o-Velho, onde ficará em exposição no novo Museu Municipal.
12 maio 2025

Montemor-o-Velho abriu hoje, dia 12 de maio, as portas do novo Museu Municipal - Peregrinações, no renovado Convento de Nossa Senhora dos Anjos, um espaço onde a memória coletiva ganha forma e o passado dialoga com o futuro.
 
Ao lembrar que “Montemor tinha uma dívida para com Fernão Mendes Pinto e para todos os montemorenses que honram a sua terra", o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na sessão de abertura do museu, sublinhou: “este é um espaço, que foi erigido por um dos grandes navegadores portugueses - Diogo de Azambuja -, que honra a nossa história, que evoca a memória das descobertas, mas que homenageia também Fernão Mendes Pinto – nascido em Montemor-o-Velho e uma das figuras mais notáveis da literatura portuguesa, um dos autores portugueses mais traduzidos em todo o mundo que ultrapassa, a nível mundial, Camões”.
 
“Queremos que o Museu seja mais um polo de atração de pessoas. Deixo também um desafio aos montemorenses para que tragam aquilo que conhecem para o nosso Museu. Têm aqui um lugar seguro para mostrar a nossa história e fazer jus ao concelho”, reforçou o autarca, acompanhado pelo vice-presidente José Veríssimo, pelos vereadores Diana Andrade e Décio Matias, por Paulo Monteiro, da empresa Glorybox, por Ana Paula Laborinho, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), pelos presidentes de Junta e das Uniões de Freguesias, bem como por dirigentes e trabalhadores do Município.
Ana Paula Laborinho agradeceu “o enorme entusiasmo do Presidente da Câmara Municipal, que me envolveu no projeto”, e destacou que o Museu Municipal “é um lugar de memória que se projeta no futuro” e que, a partir de Fernão Mendes Pinto, “mostra a tenacidade dos portugueses”.
Com um percurso expositivo organizado de forma cronológica, o Museu convida à (re)descoberta da história de Montemor-o-Velho, desde os primeiros vestígios de ocupação humana até ao século XX.
No piso 0, a visita pelo território começa no Paleolítico, atravessa o Neolítico, a Idade dos Metais, com a presença Fenícia em Montemor-o-Velho, a Romanização, os tempos medievais e culmina com o Infante D. Pedro e uma breve história sobre o Convento que agora é a casa do Museu. Visitar o novo Museu Municipal de Montemor-o-Velho é, por isso, também uma oportunidade para conhecer um edifício com mais de cinco séculos de história, fundado em 1494 pelos frades eremitas de Santo Agostinho, por iniciativa de Diogo de Azambuja.
Ainda no piso térreo, destacam-se a sala Deprofundis, um espaço dedicada à arqueologia e a antiga cozinha do convento, onde se explora a gastronomia da região.
O piso 1 dá a conhecer as personalidades ilustres do concelho, com especial enfoque em Fernão Mendes Pinto, cuja vida e obra continuam a surpreender e a inspirar novas viagens e descobertas. O Municipalismo e Montemor-o-Velho no século XX são outros dos temas abordados neste piso.
 
O Museu encontra-se em fase experimental até 16 de junho, funcionando de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h. Durante este período, estarão disponíveis visitas guiadas gratuitas, mediante marcação prévia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 930 433 253 (chamada para a rede móvel nacional). Cada visita requer um mínimo de cinco participantes, podendo também ser agendada presencialmente, com pelo menos uma hora de antecedência. No sábado, dia 31 de maio, também haverá visitas às 11h e às 15h, mediante marcação prévia.
05 maio 2025

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho foi palco da Taça de Portugal de Regatas em Linha, uma das mais importantes provas do calendário nacional da canoagem, que reuniu cerca de 500 atletas em representação de dezenas de clubes de todo o país, nos dias 26 e 27 de abril.

Ao longo do fim de semana, realizaram-se mais de 250 regatas nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros, nos escalões de cadetes, juniores e seniores, nas embarcações de K1, C1 e SUPC.

O vereador Décio Matias esteve presente na cerimónia de entrega de prémios da prova que consagrou o Clube Náutico de Ponte de Lima como vencedor da Taça de Portugal.
A nível individual, destaque para Messias Batista (SL Benfica), vencedor nas provas de K1 200 e K1 500 metros, e para Fernando Pimenta (SL Benfica), que conquistou a prova de K1 1000 metros. Nas canoas, Tiago Maciel (Viana Garças Clube) foi o mais rápido nos 500 e nos 1000 metros. Em SUPC masculino, João Pimenta Viveiros (LC Machico) venceu nos 500 e 200 metros.

No setor feminino, Teresa Portela (SL Benfica) conquistou o primeiro lugar em K1 500 metros, enquanto Inês Santos Costa (Gemeses) venceu os 200 metros. Nas canoas femininas, Beatriz Fernandes (CN Ponte de Lima) dominou nos 500 e nos 200 metros. Em SUPC, Sara Corgo Costa (CF Vilacondense) triunfou nos 500 metros e a sua colega de equipa Maria Soares Silva nos 200 metros.

05 maio 2025

Na noite de 26 de abril, o Centro Beira Mondego (CBM) encheu-se de música, memórias e emoções com o espetáculo “Rob’s Angels – 50 anos de Liberdade”.

A celebração dos 51 anos da Revolução dos Cravos fez-se ao som de temas emblemáticos de Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho e José Mário Branco, nomes incontornáveis da música de intervenção e da luta pela liberdade.

O evento contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, e do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e, para além de celebrar Abril, deu continuidade às comemorações do centenário do CBM.

 

Fotografias gentilmente cedidas pelo CBM

03 maio 2025

Na tarde de quinta-feira, dia 1 de maio, decorreu uma visita técnica ao novo Museu Municipal de Montemor-o-Velho, com a presença do presidente da Câmara, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo, da vereadora Diana Andrade, de elementos do gabinete de apoio, dirigentes e técnicos municipais.
 
Esta visita de trabalho permitiu avaliar os espaços e identificar pequenas ações de melhoria, com vista a preparar a futura abertura ao público deste novo equipamento cultural, localizado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, que vai dar destaque à história e às personalidades do concelho.
 
Fique atento(a) às novidades!
 
 
03 maio 2025

No passado dia 27 de abril, a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Pranto 2026 promoveu a Caminhada da Primavera, uma iniciativa que uniu dezenas de participantes num percurso de cerca de 9 km pela freguesia de Pereira, repleto de boa energia, paisagens deslumbrantes, sorrisos e muito convívio.
 
O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, esteve presente na iniciativa que promoveu o bem-estar, o dinamismo local e o envolvimento comunitário.
 
O Largo da Capela de Nossa Senhora do Pranto, na Vila de Pereira, marcou o início da caminhada que contou com uma animada sessão de aquecimento. A manhã de atividade física e boa disposição terminou no Pavilhão Gimnodesportivo, com um almoço-convívio.
03 maio 2025

No dia 25 de abril, o Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro (CACTO) promoveu um almoço-convívio na sua sede, reunindo dezenas de participantes, entre amigos, sócios e membros da comunidade, num momento de partilha e celebração da liberdade.
 
A iniciativa, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, assinalou a Revolução dos Cravos num ambiente de união, reforçando os laços comunitários e os valores de Abril.
 
Para além da celebração do 25 de Abril, o almoço promoveu também a Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça, que vai decorrer no Tojeiro, freguesia de Arazede, entre os dias 30 de maio e 8 de junho. 
02 maio 2025

No dia 30 de abril, a Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, encheu-se de palavras e memórias partilhadas, com a realização da iniciativa “Arte de Contar Estórias”, conduzida pela autora Rosa Gonçalves.
 
Ao longo do dia, as quatro sessões deram vida a contos, músicas e tradições orais passadas de geração em geração, envolvendo 111 participantes de todas as idades. A atividade contou com a presença dos alunos e alunas da Escola Básica de Meãs do Campo, da Creche e Jardim de Infância “O Ninho da Luz” (Formoselha), e de utentes do Lar Quinta Verde (Carapinheira) e do Centro Social Polivalente Poeta Afonso Duarte (Ereira).
 
De uma forma muito participada, a “Arte de Contar Estórias” reforçou laços, despertou memórias, criou dinâmicas e celebrou a identidade.
02 maio 2025

Durante o mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho entrou em campo e rematou certeiro na sensibilização ao oferecer uma t-shirt azul com a mensagem “Direito a Ser Feliz” a 570 crianças e jovens, entre os 5 e os 18 anos, dos clubes de futebol do concelho.
 
A iniciativa contou com a presença de Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal e presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho, e teve como principal objetivo lembrar que todas as crianças e jovens têm direito a crescer em ambientes seguros, saudáveis e felizes, e que há instituições, como a CPCJ, que estão presentes, ao longo de todo o ano, para os proteger e apoiar.
 
Integrada na campanha nacional “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, a CPCJ levou esta mensagem às escolas de formação de futebol da Associação Desportiva Cultural Recreativa de Pereira (ADCRP), do Atlético Clube Montemorense (ACM), da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, do Grupo Desportivo Os Águias e do Clube Desportivo Carapinheirense (CDC).
 
Porque ser feliz é um direito, dentro e fora das quatro linhas, durante todo o mês, a CPCJ de Montemor-o-Velho uniu esforços para sensibilizar a comunidade para a importância da proteção dos direitos das crianças e jovens, recordando que ser feliz é um direito fundamental. Como símbolo deste compromisso, a bandeira da CPCJ esteve içada na torre de menagem do Castelo de Montemor-o-Velho.
29 Abr. 2025

O novo Museu Municipal de Montemor-o-Velho, localizado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, prepara-se para receber os seus primeiros visitantes!
 
No dia 1 de maio, terá lugar uma visita técnica de testes, realizada antes da sua abertura a toda a comunidade.
 
Em breve, o Museu vai abrir portas em fase experimental, promovendo visitas guiadas sujeitas a marcação prévia e a um número mínimo de participantes.
 
Fique atento(a) às novidades!

Saber...