Festa do futebol juvenil em Montemor-o-Velho

"O Torneio de Futebol Juvenil 2015 é já mais que uma competição. É uma festa, um momento de confraternização e de promoção do desporto e da união concelhia.”

Foi com palavras de elogio para jogadores, treinadores, árbitros, claques, familiares, patrocinadores e colaboradores que Emílio Torrão fechou a 18ª edição do torneio desportivo que, durante três dias, juntou mais de 280 atletas, de 28 equipas, no Campo das Lages, em Montemor-o-Velho.

Salientando a "grande adesão, o espírito de alegria e vivacidade", o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho agradeceu "ao Atlético Clube Montemorense (ACM) pelo facto de ter facultado este campo sintético" e convidou todos os presentes para a festa de inauguração do Campo das Lages, no próximo sábado, dia 13.

Os jovens atletas, com idades entre os 5 e os 17 anos, jogaram em representação de oito clubes - Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, ACM, Centro de Recreio Popular (CRP) de Formoselha, Clube Desportivo (CD) Carapinheirense, Gatões, Grupo Desportivo (GD) da Ereira, GD Os Águias e Meãs -, divididos em seis escalões: petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

Depois dos jogos disputados e de uma salutar competição, jogaram-se as finais e apuraram-se as posições nos pódios.

Nos escalões mais novos (petizes), Guilherme Gamboa arrecadou o troféu de melhor guarda redes. Diogo Silva foi o melhor marcador dos Petizes e Simão Santa Rita arrebatou o prémio de melhor jogador. Neste escalão, a ADCR de Pereira alcançou o segundo lugar do pódio, tendo o ACM conquistado o pódio por equipas.

Nos traquinas, Pedro Canais foi considerado o melhor guarda redes, Tomás Silvestre o melhor marcador e João Oliveira o melhor jogador. A nível de clubes, a ADCR de Pereira ficou em segundo lugar e o ACM voltou a subir ao mais alto posto do pódio.

Sagraram-se campeões, na categoria de benjamins, a ADCR de Pereira, logo seguidos do GD Os Águias no segundo posto do pódio e do GD Ereira na terceira posição. Vitor Gonçalves conquistou o troféu de melhor guarda redes, Maximo Rybyuk arrebatou os prémios de melhor marcador e de melhor jogador.

Nos infantis, o troféu de melhor guarda redes foi para Diogo Dinis, enquanto que Pedro Monteiro levou para casa os troféus de melhor marcador e de melhor jogador. Na classificação por clubes, o CRP Formoselha ficou na 6ª posição, logo seguido do GD Os Águias e do GD Ereira. Os lugares cimeiros do pódio foram ocupados pelo CD Carapinheirense (3º), ADCR Pereira (2º) e ACM (1º).

No escalão de iniciados, Francisco Fonseca conquistou o prémio de melhor guarda redes, Miguel Cavaleiro foi o melhor marcador e Fábio Neto arrebatou o troféu de melhor jogador. A equipa das Meãs sagrou-se campeã nesta categoria, logo seguida do ACM e do GD Ereira, que alcançaram o 2º e 3º lugares do pódio, respetivamente. O GD Os Águias, o ACM B e o ACM Feminino fecharam a classificação por equipas.

Nos juvenis, Luís Moreira arrecadou o título de melhor guarda redes, Xavier Monteiro foi o melhor marcador e o troféu de melhor jogador foi dividido por Xavier Gonçalves e Xavier Monteiro. O pódio por equipas foi conquistado pela ADCR Pereira, numa final decidida na marca das grandes penalidades contra o Gatões. A equipa do CACTO subiu ao 3º lugar do pódio. O GD Ereira, ACM e GD Os Águias foram os 4º, 5º e 6º classificados do escalão.

Recorde-se que a competição desportiva se realizou, nos dias 30 de maio, 6 e 7 de junho, no novíssimo sintético do Campo das Lages, e foi organizada pelo Município Montemorense, tendo contado com a colaboração das associações e clubes concelhios e da Associação de Futebol de Coimbra.

Fonte: STIC/GAP (09-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince