O Serviço Municipal de Proteção Civil tem como responsabilidade, no domínio prevenção dos riscos coletivos, efetuar o levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos e a análise permanente das vulnerabilidades existentes.
Neste contexto, importa planear soluções de emergência que visem aumentar a capacidade de resposta dos agentes de proteção civil e demais colaboradores, bem como garantir a evacuação, alojamento e abastecimento atempado das populações suscetíveis de ser afetadas pela manifestação dos diferentes riscos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolve as ações de planeamento, tendo em consideração os diferentes riscos, sendo prova disso a elaboração do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil que define as orientações relativas ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil.
No contexto do planeamento mas na vertente do risco de incêndio florestal, o Serviço Municipal de Proteção Civil através do Gabinete Técnico Florestal elabora de 4 em 4 anos o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Anualmente, atualiza o Plano Operacional Municipal.
Temos sob a nossa responsabilidade a elaboração do planeamento de emergência de todos os estabelecimentos de ensino da tutela da autarquia, prestando o necessário apoio técnico aos restantes. Com este tipo de colaboração mutua, garantimos a segurança de todo o tecido escolar existente no concelho.
Para além disto, elaboramos anualmente os Planos de Emergência dos eventos promovidos pela autarquia, com por exemplo Feira do Arroz e a Feira de Ano.
Ainda no contexto do planeamento, o Serviço Municipal de Proteção Civil colabora com entidades públicas e privadas na elaboração e execução de treinos e simulacros que permitem testar a resposta dos diferentes agentes de proteção civil a uma situação de emergência.