O Serviço Municipal de Proteção Civil tem como responsabilidade, no domínio da informação e da formação das populações, a sensibilização dos munícipes em matéria de autoproteção e de colaboração com os restantes agentes.
Os cidadãos têm o dever de colaborar com as autoridades e conhecer as medidas de autoproteção, isto é, ter presente os perigos que correm e saber atuar em situação de emergência.
Neste espaço, pretende-se disponibilizar toda a informação necessária que viabilize a adoção de medidas de autoproteção por parte dos munícipes, tendo em consideração os diversos riscos que poderão afetar o nosso território.
- Sismos;
- Seca;
- Ondas de Calor;
- Inundações;
- Incêndios Florestais;
- Incêndios Urbanos;
- Utilização de Gás;
- Ondas de Frio;
- Acidentes Rodoviários;
- Acidentes com Máquinas Agrícolas.
A adoção de boas práticas por parte dos munícipes possibilita a prevenção de riscos, muitas vezes desnecessários, e a promoção de uma cultura de segurança que irá conferir maior qualidade de vida aos nossos cidadãos e aos que todos os dias nos visitam.
O “Guia para a Adoção de Boas Práticas” é um documento criado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e de interesse para a população em geral. Espera-se que através deste documento seja possível informar os munícipes das boas práticas a adotar em espaços urbanos, florestais e rurais, evitando a ocorrência de acidentes e promovendo a segurança das populações.