Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Operacionaliza à escala municipal o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Funciona junto do respetivo município, que lhe presta o apoio logístico necessário e é apoiada no desenvolvimento da sua atividade por um secretariado técnico assegurado pelos respetivos municípios, designadamente o gabinete técnico florestal e o serviço municipal de proteção civil.

 

 

Competências

>  Articular a atuação dos organismos e entidades com âmbito de intervenção no município e competências em matéria de gestão integrada de fogos rurais;

>  Aprovar o programa municipal de execução, após consulta da comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais territorialmente competente, a promover pela câmara municipal;

>  Promover, acompanhar e monitorizar o desenvolvimento das ações inscritas no programa municipal de execução;

>  Contribuir para a elaboração do relatório de monitorização e avaliação da execução do programa sub-regional de ação pela comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais;

>  Promover o cumprimento dos programas de comunicação, de acordo com a estratégia nacional de comunicação pública;

>  Emitir parecer relativamente a obras de construção e de ampliação, nos casos previstos no Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro.

 

Composição

Consagra o n.º 3 do artigo 29.º da Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, na sua atual redação, que cada comissão municipal de gestão integrada de fogos rurais tenha a seguinte composição:

>   O presidente de câmara municipal do respetivo município, que preside;

>   Até dois representantes das freguesias do concelho, a designar pela assembleia municipal;

>   Um representante do ICNF, I. P.;

>   O coordenador municipal de proteção civil;

>   Representantes das forças de segurança territorialmente competentes;

>   Um elemento de comando dos corpos de bombeiros existentes no concelho;

>   Os representantes das organizações de produtores florestais com atividade no município;

>   Um representante dos conselhos diretivos das unidades de baldios ou dos agrupamentos de baldios, quando existam, por indicação do presidente da comissão;

>   Outras entidades e personalidades a convite do presidente da comissão, nomeadamente nas áreas da agricultura, florestas, caça, ambiente, energia, serviços públicos ou infraestruturas.

 

Regimento da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Montemor-o-Velho

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