Aviso | Aumento do Risco de Incêndio Rural

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio. Prevê-se um aumento da temperatura, vento fraco a moderado e um decréscimo da humidade relativa do ar, agravando significativamente o risco de incêndio rural.
Perante este quadro, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) elevou o estado de alerta especial para o nível amarelo no distrito de Coimbra.
É fundamental adequar os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais e considerando as restrições em vigor.

Até 30 de setembro, saiba que:
* É proibido fazer queimadas.
* É proibido fazer queimas de matos e sobrantes florestais amontoados.
* É proibido fazer lume ou fogueiras, exceto nos locais expressamente previstos para o efeito (parques de lazer e recreio).
* É proibido o lançamento de balões com mecha acesa ou foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
* É proibido fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
* É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

Durante o Período Crítico é OBRIGATÓRIO:
* Que tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, utilizados em trabalhos nos espaços rurais, estejam dotados de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;
* Que os tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg cada, consoante a sua massa máxima seja inferior ou superior a 10 000kg.

A prevenção começa em cada um de nós.
Portugal sem fogos depende de todos.
Continue vigilante e atento.
Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).