Viu um ninho de vespa velutina? Registe-o!

Se suspeitar da presença da vespa asiática, não destrua o ninho!

A informação aí submetida será encaminhada diretamente para o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Montemor-o-Velho. Ao utilizar este link está a poupar o seu tempo, mas também a rentabilizar o tempo do SMPC, que recebe diretamente a informação que necessita para atuar com maior rapidez.
Este registo permitirá, através da articulação com a GNR SEPNA do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, realizar a confirmação de que se trata efetivamente de um ninho de vespa velutina para posteriormente ser intervencionado e removido pelo SMPC.
Se, no local, encontrar uma fita do Serviço Municipal de Proteção Civil, é sinal de que o ninho já está a ser intervencionado e se encontra em monitorização, sendo removido entre 42 a 72 horas.

Pode ainda contactar o SEPNA - Guarda Nacional Republicana (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Caso não tenha acesso à internet, entre, por favor, em contacto com a sua Junta de Freguesia ou com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho (239 687 300, extensão 6).

Recordamos que a destruição de ninhos por técnicos habilitados é o melhor método para limitar a sua dispersão. Não deve, em qualquer circunstância, usar armas de fogo ou destruir parcialmente o ninho, pois existe o risco de disseminar as vespas que constroem novos ninhos.

Estas vespas, originárias da Ásia, são extremamente agressivas, principalmente quando perturbadas, e podem representar um risco para as pessoas devido à sua picada.