Itens filtrados por data: sexta, 14 junho 2024

Montemor-o-Velho já está em contagem decrescente para a Feira do Ano – Festas Concelhias 2024! Este ano, o certame vai continuar a celebrar e a valorizar o concelho, mas também a afirmar-se como um dos principais eventos da região. De 31 de agosto a 8 de setembro, a festa, os negócios e o convívio acontecem em Montemor-o-Velho, sempre com entrada livre.

Os GNR são a primeira banda divulgada e vão subir ao palco da Feira do Ano no último dia do evento, que coincide com a celebração do Feriado Municipal de Montemor-o-Velho.

São nove dias de festa e, nos próximos dias, diariamente, o cartaz dos artistas nacionais vai ser revelado, sendo dado a conhecer o/a cabeça de cartaz para cada dia da festa que atrai milhares de visitantes ao Largo da Feira, na sede de concelho.

Ano após ano, o Município continua a dar dimensão e prestígio à Feira do Ano e, para 2024, a aposta passa por continuar a reinventar e a redescobrir novas formas de cativar o público de todo o país, num local que é uma montra privilegiada do “ser” e sentir Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

No dia 12 de junho, decorreu nas instalações do Centro Social e Cultural da Bunhosa (CSCB), na freguesia de Arazede, um simulacro que testou  as medidas de autoproteção do referido centro, pondo à prova a capacidade de resposta de utentes e funcionários da instituição, bem como de agentes e entidades que integram o sistema de proteção civil.

O simulacro começou pelas 14h30 com o alerta para um suposto incêndio originado por uma explosão na cozinha do CSCB, que provocou uma vítima com ferimentos ligeiros e intoxicação por inalação de fumo, levando à pronta evacuação dos restantes 18 ocupantes do edifício e à rápida chegada ao local dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.

Testemunha do sucesso da operação, o vereador da Proteção Civil Municipal Décio Matias, destacou que “este tipo de ações são determinantes para o treino dos operacionais e dos ocupantes dos edifícios perante uma situação crítica de emergência.”

Décio Matias agradeceu ainda “a disponibilidade e o profissionalismo de todas as entidades e pessoas envolvidas” no simulacro e enalteceu “o cuidado e o sentido de responsabilidade do Centro Social em zelar pela segurança dos seus utentes”.

Em resposta à ocorrência, no total foram mobilizados 7 elementos pertencentes ao Corpo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e da Guarda Nacional Republicana de Montemor-o-Velho, apoiados por duas viaturas. No local esteve também o Serviço Municipal de Proteção Civil que assegurou, a direção e observação do exercício de simulacro e a coordenação entre as diferentes entidades intervenientes. 

 

Publicado em Notícias

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala hoje, dia 14 de junho, o Município promoveu uma sessão de dádiva de sangue junto dos seus/uas colaboradores/as, com o intuito de sensibilizar para esta causa e fomentar o espírito de partilha, de solidariedade e de valorização do próximo.

Cerca de 40 trabalhadores dos vários serviços municipais acreditaram que “dar sangue é dar vida” e responderam ao desafio que contou com a parceria do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. De modo a reforçar o espírito de entreajuda e a incentivar a comunidade a ter um papel ativo nesta “missão”, o Município pretende realizar ações similares dirigidas a toda a população.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é dinamizado pela Organização Mundial de Saúde e o tema “20 anos a celebrar a dádiva: obrigado, dadores de sangue!”, foi o escolhido para assinalar o 20º aniversário da efeméride que se assinala este ano.

A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é uma realidade. O sangue é vital em todo o tipo de emergências: desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários.

Publicado em Notícias

“A polinização faz-se como o conhecimento, transmite-se de ser para ser”. Esta importante mensagem serviu de mote para a criação de uma vistosa pintura urbana, levada a cabo por 20 alunos do curso Técnico de Multimédia da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) num muro junto à instituição. 

A obra de arte pretende alertar e sensibilizar a comunidade para a importância dos polinizadores e para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, tendo sido desenvolvida em parceria com o Município de Montemor-o-Velho, no âmbito da 3ª edição do projeto “Muros com Vida” lançado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).

 “É inspirador perceber que os nossos jovens se conseguem unir em torno da causa ambiental e expressam essa preocupação de forma tão consciente, criativa e talentosa”, notou ontem, dia 13 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na visita à pintura. 

 O autarca, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, e pelo vereador José Veríssimo, desejou ainda que “a comunidade olhe para esta obra para além da sua beleza e com a profundidade que merece”. “A polinização é feita por seres que apesar de pequenos têm uma importância gigantesca no nosso território e no nosso planeta”, completou.

Previamente à elaboração do desenho a pintar, os alunos da EPDRBM participaram num Webinar e numa sessão de formação presencial, ambos dinamizados pelo projeto PolinizAÇÃO da Universidade de Coimbra, que visaram sensibilizar os alunos para o tema e ajudar na conceção da pintura. 

Recorde-se que a temática dos polinizadores está enquadrada no projeto municipal Polinização em MOVimento, que estabelece uma abordagem no sentido de preservar os habitats dos polinizadores já existentes, criar novos habitats e conectá-los em mosaicos de habitat. 

O Município de Montemor-o-Velho apoiou a inscrição da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) ao Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), e por sua vez a candidatura ao projeto “Muros com Vida”.

Publicado em Notícias

De 21 a 24 de agosto, o Centro Náutico de Montemor-o-Velho acolhe o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. A primeira reunião preparatória da competição teve lugar esta quinta-feira, dia 13 de junho, e contou com a participação do Município de Montemor-o-Velho e da Federação Académica do Desporto Universitário, entidade que organiza o evento.

O vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro do desporto, Décio Matias, mostrou-se satisfeito por “uma vez mais Montemor-o-Velho e o Centro Náutico serem a casa de uma prova de elite que vai reunir cerca de 300 canoístas de vários pontos do mundo”, acrescentando que “o Município está empenhado para que atletas e público tenham uma experiência memorável num local de excelência”.

Na sessão estiveram presentes Ricardo Nora e Diogo Salgado, presidente e vice-presidente da FADU, respetivamente, bem como o secretário-geral da instituição, Arménio Coelho, e ainda colaboradores e dirigentes municipais.

O Campeonato Mundial Universitário de Canoagem promete ser uma verdadeira festa das nações e conta com a parceria da Federação Portuguesa de Canoagem e o apoio do Município de Montemor-o-Velho.

Recorde-se que recentemente o Centro Náutico foi palco do Campeonato Nacional Universitário de Remo (5 de maio) e do Campeonato Nacional Universitário de Canoagem (18 de maio).

Publicado em Notícias
sexta, 14 junho 2024 10:20

Festas em Honra de Santo António

De 13 a 16 de junho de 2024 . 5ª a domingo 

Meãs do Campo

Publicado em Agenda Cultural

Nos dias 13 e 14 de julho, o IV Ereira Beach Volley vai invadir a Praia Fluvial da Ereira.

A festa do voleibol de praia realiza-se no formato de quatro jogadores/as por equipa e é organizada pelo Município de Montemor-o-Velho e conta com as parcerias da Junta de Freguesia da Ereira, da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho e da Associação de Voleibol de Coimbra.

 

As inscrições decorrem até dia 1 de julho e podem ser feitas através do link https://bit.ly/ereirabeachchvolley, dos emails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pelos seguintes nºs de telemóvel: 929 237 484, 965 580 097 ou 938 320 644.

Publicado em Notícias

Saber...